New Sense Safety Tênis a prova de choque
oferecimento
Esqueci minha senha

Gestão Estratégica de Negócios

Paulo Walter

 

Manutenção Sustentável e a Lei do Reuso

- 05/09/2009

A Prefeitura de São Paulo vai multar em até R$ 250 mil diversas empresas pelo descumprimento da Lei do Reúso, Reciclagem e Recompra de Embalagens, regulamentada pelo decreto 49.532 e pela portaria 97 da Secretaria do Verde e Meio Ambiente, ambas de 2008. A lei é a que torna obrigatório às empresas produtoras e distribuidoras de bebidas, óleos combustíveis, lubrificantes, cosméticos, produtos de higiene e limpeza a providenciarem, neste primeiro ano da lei em vigor, 50% de reúso, reciclagem ou recompra das embalagens de seus produtos comercializados em São Paulo.

CityPubli 750 x 120

A Secretaria convocou empresas como Coca-Cola, AmBev, Shell e Petrobras a comprovarem o cumprimento da lei até o último dia 31, mas não teve resposta. Algumas das empresas intimadas, como Colgate e Avon solicitaram e obtiveram um prazo adicional de 30 dias para se adaptar à nova regulamentação.  Nas próximas semanas outras empresas serão intimadas a comprovar sua adaptação à lei, segundo a secretaria.

Com certeza as empresas acionarão o poder judiciário para se defender de multas e contras a decisões administrativas.  O que se espera é que as empresas tomem uma atitude prativa ao inves de recorrerem sempre aos seus advogados para resolverem o problema que não foi encarado de frente, mostrando inclusive a responsabilidade sustentável dessas empresas.

A Manutenção da sua empresa já tem controle sobre as formas de descarte de seus materiais inserviveis?
A sua manutenção joga limpo? 

Uma boa iniciativa é ter uma estratégia de adequação dos processos de descarte e recolhimento de embalagens e dos óleos lubrificantes já utilizados.

Abraços

Paulo Walter

Este Blog tem o apoio cultural da HILUB

Publicado por: Paulo Walter

Nenhum comentário ainda


× Converse no WhatsApp
New Sense Safety Tênis a prova de choque