monteeuse 750x120
oferecimento
Esqueci minha senha
Avatar photo

Gestão Estratégica de Negócios

Paulo Walter

 

Manutenção Preventiva/Preditiva no Brasil melhora em comparação com 2009

- 07/07/2010

A recente pesquisa do site www.indicadoresdemanutencao.com.br que abordou o tema Manutenção Preventiva/Preditiva mostrou que essas técnicas estão mais disseminadas entre nossas empresas, pressionadas pela competição local e mundial.

CityPubli 750 x 120

Em 2009 25% das empresas consultadas não tinham nenhuma iniciativa em termos de manutenção preventiva. Na pesquisa de 2010 esse númeo caiu para 18%. A necessidade de incrementar a confiabilidade e disponibilidade dos ativos foram os fatores determinantes para esta tendencia. A redução de custos foi tambem apontada como uma exigencia das gerencias, o que mostra que há um crescimento do entendimento da alta gestão que investir em melhor manutenção gera resultados positivos para os negócios.

Para 41% dos 391 profissionais que responderam a pesquisa de 2010, representando mais de 250 empresas,  a Manutenção Preditiva ainda não foi implantada na empresa ou porque a empresa não está preparada para isso ou porque tem que melhorar a preventiva antes. Está aí demonstrado o potencial de mercado e expansão dos produtos e serviços especializados para estas áreas.

A pesquisa também mostrou que em 16% das empresas, a qualificação de mão de obra própria é um problema e o maior impeditivo para implantar a preditiva.

Para quem trabalha na área de preditiva, oferecendo serviços ou produtos, este material é bem interessante, pois mostra ainda algumas situações de mercado dos players deste nicho. Para quem precisa fazer trabalhos internos às empresas, comparativos com o que vai pelo mercado, a pesquisa oferece informações importantes como quais são os pontos de maior dificuldade para escolha e implantação das técnicas e a relação custo x beneficio alcançadas com a preditiva. 

A integra da pesquisa está disponivel no site, de forma gratuita para quem dela participou, e tambem pode ser adquirida, a um custo de R$ 180,00, pelo e.mail equipe@manutencao.net

Abraços

Paulo Walter
paulo.walter@manutencao.net
Twitter @PauloWalter
 
PARCEIROS DA REDE BRASILEIRA DE MANUTENÇÃO:
TECNOFINK – soluções de reforma, reconstituição, revestimento, manutenção, isolamento, retubagem e limpeza industrial. Acesse www.tecnofink.com
Andaime Plataforma – Além de mais seguro e produtivo, agora pode ser adquirido em 48 vezes pelo cartão BNDES. Acesse www.monteeuse.com.br

 
In-haus 650x380
Publicado por: Paulo Walter

Nenhum comentário ainda


× Converse no WhatsApp
In-Haus 750x120