In-Haus 750x120
oferecimento
Esqueci minha senha
Avatar photo

Gestão Estratégica de Negócios

Paulo Walter

 

Manutenção ganha força e comanda o orçamento

- 22/11/2010

Poder da área de Manutenção cresce, abrangendo tomada de decisão que vai além do orçamento puro e simples da área.

In-Haus 750x120

Em pesquisa recente da RBM – Rede Brasileira de Manutenção, enfocando a Gestão da Manutenção, um numero chamou a atenção: 87% das empresas brasileiras tem um setor especifico para cuidar da gestão da manutenção.

Isso mostra que a gestão de ativos tem hoje lugar marcado e especial na organização das nossas empresas.

A mesma pesquisa informou que quem comanda a Manutenção, em 51% do universo pesquisado, tem cargo de diretor ou de gerente. A Manutenção sobe na hierarquia.

Talvez uma das explicações para isso seja o fato de que para 92% das empresas brasileiras, entre suas responsabilidades, a Gestão da Manutenção engloba a administração (especificação, contratação, execução) dos projetos de melhoria.  Considera-se projeto de melhoria os pequenos trabalhos e modificações nas instalações e equipamentos, em geral para aumento da segurança, automação, meio ambiente, produtividade, etc.

E quando se fala em expansão, para 69% das nossas organizações, é a Manutenção que gerencia tudo.

Sentiu o tamanho da responsabilidade? E ainda há quem menospreze o mercado de MRO (Manutenção, Reparo e Operação) quando da formatação de sua estratégia para produtos e serviços.

Abraços

Paulo Walter

In-haus 650x380
Publicado por: Paulo Walter

2 Comentários


  1. Wilde Arouca

    Concordo plenamente. A área é de vital importância para qualquer empresa que se preze, principalmente para as que querem melhor aproveitar os tempos de crescimento econômico como os que estamos vivendo agora.

  2. Rubens Albino

    Concordo que a manutenção tem sido mais valorizada nas empresas e claro que é uma função vital para o sucesso de qualquer empreendimento.
    Mas existem grandes empresas que ainda vêem a manutenção apenas como gasto. Acredito que estamos evoluindo, mas que ainda há um grande caminho a percorrer quando falamos da valorização da função manutenção.

× Converse no WhatsApp
monteeuse 750x120