CityPubli 750 x 120
oferecimento
Esqueci minha senha

Gestão Estratégica de Negócios

Paulo Walter

 

Manutenção em Empresas do Segmento de Varejo – II

- 27/02/2009

A palestra que fiz no Instituto de Engenharia de São Paulo, para o Grupo de Gestão de Manutenção de Empresas do Segmento de Varejo foi uma execelente oportunidade para troca de experiencias e informações muito ricas. Ao apresentar dados de recente pesquisa sobre Manutenção Predial, levada a efeito pelo site www.indicadoresdemanutencao.com.br, os profisisonais presentes fizeram muitos comentários a respeito. Quando falamos que 44,5% das empresas brasileiras trocaram de fornecedor de serviços de manutenção predial, 3 vezes ou mais, nos últimos 5 anos, o plenário foi unanime em dizer que a realidade é essa mesma.

CityPubli 750 x 120

Segundo os profissionais presentes, o  SLA da área está muito aquém do necessário, as empresas prestadoras de serviços não cumprem o que prometem, com honrosas e poucas exceções, obrigando o troca-troca de fornecedores.

Como especialistas deste segmento extremamente dinamico, que gira 24 horas, abraçando todo o território brasileiro, houve concordancia de que seu trabalho vai muito além da manutenção, sendo, na verdade, uma Gestão de Serviços e Infra-Estrutura. Praticamente todos concordaram com os dados de nossas pesquisas, que apontam que a Manutenção Predial inclui: 

– Limpeza e Conservação (75% dos casos),
– Serviços Gerais (75% dos casos),
– Expansões e Novas Obras (50% dos casos),
– Paisagismo e Jardinagem (50% dos casos), 
– Portaria, Telefoinia e Segurança Patrimonial (40% dos casos).

Sendo o Varejo uma área da economia que emprega milhões de pessoas, e que serve a toda a população brasileira, a manutenção assume importancia total para o sucesso dos negócios.

Fiquei comprometido com o grupo em realizarmos pesquisas específicas sobre o segmento, utilizando nosso networtk e sites especializados, para prover alguns dados de referencia e ampliar as possibilidades de benchmarking para o setor.

Reitero o lembrete: em Março vai acontecer o Primeiro Seminário Sobre Manutenção na Indústria de Varejo.
Mais detalhes voce encontra aqui mesmo no www.manutencao.net na área de eventos.

Agradeço ao Sidney (Wall-Mart) pelo convite e oportunidade aberta, assim como os comentários sobre a palestra e o post da semana passada, feitos pelo Osmar (Lojas Pernambucanas) e Fábio e Manoel (Lojas Riachuelo) bem como o Jorge da Álamo.

E para mostrar que nossa parceria é pra valer, nos próximos dias vai ao ar, aqui no www.manutencao.net, o Blog do Varejo, sob a coordenação do Eng. Eduardo Trajano (Ex-Loja Riachuelo).

Vamos voltar ao assunto, com certeza.

Abraços

Paulo Walter

 

A novidade é o Diagnóstico da NR-10. Acesse e em poucos minutos voce tem seu relatório completo. https://www.manutencao.net/v3/component/option,com_diagnostico/qid,4/view,initdiag/

New Sense Safety Tênis a prova de choque
Publicado por: Paulo Walter

1 Comentário


  1. Osmar Barbetto

    Fico muito feliz pela iniciativa de nosso colega Trajano, com certeza teremos muito a agregar a este mercado.

    abr

× Converse no WhatsApp
New Sense Safety Tênis a prova de choque