oferecimento
Esqueci minha senha

Gestão Estratégica de Negócios

Paulo Walter

 

Manutenção BBB – Boa, bonita e barata. Existe?

- 10/05/2010

Recebi na semana passada uma consulta em meu e.mail, que me chamou a atenção pelo título. Manutenção BBB – Boa, bonita e barata. E no texto o profissional me perguntava: Isso existe?

Respondi ao nosso amigo, que aqui vamos chamar de Renato, que a Manutenção BBB não só existe como sabemos onde encontra-la. As pesquisas que fazemos pelo site IDM – www.indicadoresdemanutencao.com.br  estão mostrando quem consegue ter custos adequados (eu disse adequados e não disse baixos), com qualidade de gestão (informação, disponibilidade, confiabilidade) e excelentes resultados nos dominios da sustentabilidade.

E a Manutenção BBB tem fórmula? Eu diria que sim. Basta seguir o receituario de quem já é BBB, o que nos daria o quarto B, o “b” de benchmarking.

Lembrando que cada área ou industria tem suas caracteristicas proprias, e entender o que se quer, quando e como, é fundamental para se construir essa familia de Bs, meu caro Renato.

Abraços

Paulo Walter

New Sense Safety Tênis a prova de choque
Publicado por: Paulo Walter

2 Comentários


  1. Carlos Gutiérrez

    Manutenção BBB. Existir existe, mas com certeza não é fácil de encontrar. Pra começar tem que ter um time culturalmente evoluído do tipo que gosta do que faz e pensa antes de fazer. Conhece bem o equipamento e procura sempre os “porquês” de cada falha ou defeito, antes de sair trocando peças na base do “achismo”, ou seja, não tem preguiça de raciocinar. Com os conhecimentos adquiridos no dia a dia faz o que é necessário para evitar que as causas conhecidas ocorram, adequando sempre as rotinas de preventiva/preditiva, bem como os próprios procedimentos de intervenção (desmontagem e montagem) do equipamento. Outra característica da Manutenção BBB, e o cuidado na inspeção com rotinas bem delineadas e executadas com o rigor de bons profissionais que conhecem o funcionamento do equipamento. Afinal abrir equipamento só se for realmente necessário. Manutenção BBB dá trabalho, mas o resultado vale a pena. Raramente esta equipe tem que sair no desespero, por que o equipamento “travou”, quebrou um monte de peças e estragou um lote enorme de produtos na linha de produção, isso quando não ocorrem os acidentes com destruição de ativos, danos a saúde e ao meio ambiente.

  2. Almir Criniti Castro

    Existe, se pensarmos no custo-benefício da intervenção para máquinas críticas, Tomemos muito cuidado na hora de escolher os bons profissionais e os métodos de gerenciamento aplicavéis para cada caso, para que a manutenção BBB não vire uma manutenção CCE (Conserta-Conserta e Estraga) !!!, Abraços Almir- Planlub

× Converse no WhatsApp
New Sense Safety Tênis a prova de choque