In-Haus 750x120
oferecimento
Esqueci minha senha
Avatar photo

Gestão Estratégica de Negócios

Paulo Walter

 

Mais parado do que água de poço

- 31/08/2012

Impressão minha ou muitas empresas resolveram que 2012 só vai até outubro?
Como em todas as ocasiões,  com crise ou sem crise, as atitudes fazem a diferença entre quem ganha e quem perde, quem avança e quem recua, quem irá sobreviver e quem ficará pelo caminho.

In-Haus 750x120

A expressão do título deste post escutei de um amigo que é executivo de uma empresa que comercializa software de gestão da manutenção.
Na semana passada, pelo telefone, o aflito diretor de vendas me disse que “os negócios andam mais parados que água de poço”. Fazia tempo que não ouvia essa expressão. Muita gente da cidade grande, que nunca viu um poço, talvez não entenda a dimensão da frase. Ele queria saber de mim se o poço que ele via era o mesmo para todos.
Esta semana um outro executivo, de uma empresa concorrente do anterior, também um bom amigo da ampla rede de profissionais que temos, me ligou por motivo identico mas visão diversa. Queria saber se o oceano que ele via tinha alguma possibilidade de ser maior do que ele enchergava.

Explica-se.
O primeiro aflito vendeu muito no ano passado. Como tinha vendido muito, tinha muito o que entregar. Como tinha muito a entregar, focou seus esforços nisso e parou de vender, anunciar, melhorar, estar presente no mercado.
O segundo otimista vendeu muito no ano passado. Como tinha vendido muito achou que podia continuar vendendo no ano seguinte se fizesse as mudanças internas necessárias para dar conta dos novos projetos.
Quem é do ramo sabe que software é daqueles produtos que vem com um caminhão de serviços embarcados. E quem lida com serviços tem que ter agilidade. Para crescer e também diminuir. Serviço é que nem sanfona: para funcionar (ter som) tem que abrir e apertar. O tempo todo.

O amigo do poço saiu do mercado e olhou pra dentro da empresa. O do oceano resolveu navegar.

Aos vencedores, o vento da sorte vai bater nas velas abertas. Aos retardatários, as vezes, só resta reclamar.

Em tempo, minha opinião é de que os oceanos sempre existirão. Os poços também. Cada um que escolha onde vai colocar o seu barquinho.

Abraços

Paulo Walter
paulo.walter@manutencao.net

In-haus 650x380
Publicado por: Paulo Walter

Nenhum comentário ainda


× Converse no WhatsApp
In-Haus 750x120