CityPubli 750 x 120
oferecimento
Esqueci minha senha
Avatar photo

Gestão Estratégica de Negócios

Paulo Walter

 

ÍNDICES DE MANUTENÇÃO

- 03/03/2008

ÍNDICES DE MANUTENÇÃO

In-Haus 750x120

Estamos dando continuidade ao assunto benchmark na manutenção.

A palavra chave do artigo de hoje é competitividade.

E competitividade, no que tange ao aspecto da produção, de bens e serviços, quatro fatores primordiais: Qualidade, Custo, Prazo e Produtividade.

Por uma questão de sobrevivência as empresas estão obrigadas a investir em novas tecnologias, novos equipamentos (às vezes fábricas inteiras), melhores processos com mais automatização e em melhorar os recursos já existentes efetuando conversões ou modificações dos mesmos.
E tudo isso sem esquecer as pessoas.
E quais são as tendências mundiais? E aqui na minha terra, o que andam fazendo os concorrentes?
Em se tratando de gestão de manutenção, o dever de casa tem que ser feito, para um melhor entendimento e comparação com o que se passa lá fora:

1) CRIAÇÃO DA BASE DE DADOS PARA GERAÇÃO DOS ÍNDICES DE MANUTENÇÃO
Sem uma base consistente a informação não se faz. Um sistema informatizado, adequado ao tamanho e ambições da empresa, ajuda a botar ordem na casa (geração de ordens de serviços, planejamento, materiais, controle) e, de quebra, monta toda uma constelação de números e tendências que vão ajudar a manutenção a saber para onde caminham as coisas.

2) ADOÇÃO DE INDICES CLASSE MUNDIAL
Escolha os índices que mais lhe interessem, mas não deixe de levar em conta os dois mais conhecidos e utilizados em todo o mundo que são:
TMEF – Tempo Médio Entre Falhas e TMPR – Tempo Médio Para Reparo.
Ao fazer seu mix de índices não esqueça também dos indicadores de custo da manutenção (por faturamento e ou por produção), mão de obra (própria e terceirizada), backlog, qualidade na manutenção, índices de freqüência de atividades de manutenção (preventiva, corretiva, serviços de apoio, projetos, etc.), disponibilidade operacional, segurança e meio ambiente.

A nossa Central de Pesquisas e Benchmarking na manutenção brasileira já está tirando algumas informações importantes. Fique ligado que muito material sobre o tema está sendo gerado.

Abraços

In-haus 650x380
Publicado por: Paulo Walter

Nenhum comentário ainda


× Converse no WhatsApp
In-Haus 750x120