oferecimento
Esqueci minha senha

Gestão Estratégica de Negócios

Paulo Walter

 

INDICADORES DE MANUTENÇÃO e ANÁLISE E DIAGNÓSTICO

- 15/02/2008

Aqui na Rede Brasileira de Manutenção temos um setor que se ocupa de fazer um filtro diário sobre o que de mais importante e em mais quantidade se discute na grande imprensa e em nossas redes de contatos e conteúdo.
Estamos em um forte trabalho para que nosso Portal e a família de sites ligadas ao www.manutencao.net tenham material útil para nossos mantenautas em seu trabalho diário pelo Brasil afora.
E se tem um assunto que está em voga nestes dias pós-carnaval de reinicio de atividades é a questão da PRODUTIVIDADE.
As empresas estão com alta carga de trabalho, a demanda está aquecida e por todo lado só se fala em como melhorar a produção antes de pensar em investir em novas unidades produtivas ou ampliação das existentes.
Isso parece meio óbvio. Tirar o máximo proveito do que já está instalado antes de meter a mão no bolso para comprar e colocar pra rodar coisas novas.
Aí o papel importantíssimo da MANUTENÇÃO. Maximizar o uso dos ativos.
E os tais indicadores da manutenção são a ferramenta gerencial básica para tomada de decisão.
O que precisa ser feito para melhorar? Melhorar o que? Melhorar quem?
Se sua empresa não tem o bom hábito de apurar seus índices, como saber o que precisa ser feito, onde, como, quando e quanto vai custar e o quanto vai dar de retorno.
Indicadores como MTTR (Tempo Médio para Reparo), MTBF (Tempo Médio entre Falhas), OEE (Disponibilidade e Eficiência Operacional), Custo da Manutenção em relação a Produção e outros, são mais que necessários para a empresa competitiva que vai sobreviver no médio prazo frente a um mundo em rápida transformação.
Temos recebido uma quantidade enorme de solicitações de profissionais e empresas que querem saber quais são os números praticados no mercado, entre as organizações com as melhores práticas.
Esse trabalho de ajuste e comparação, colocado dentro de uma A&D M – Análise e Diagnóstico da Manutenção, tem permitido a algumas empresas ganhos fantásticos em produtividade da manutenção.
Se você quer fazer um pequeno exercício sobre o tema acesse a área de A&D do Portal www.manutencao.net. Responda ao questionário e se surpreenda com seu próprio resultado.
Gaste 10 minutos. Garanto que não vai se arrepender.

monteeuse 750x120

Clique aqui: Link do A&D

Abraços

Publicado por: Paulo Walter

Nenhum comentário ainda


× Converse no WhatsApp