CityPubli 750 x 120
oferecimento
Esqueci minha senha
Avatar photo

Gestão Estratégica de Negócios

Paulo Walter

 

Indicador ou Índice?

- 12/04/2022

Quem trabalha com dados e os transforma em informações, arrumar as coisas no seu devido lugar é fundamental.
Um monte de dados ruins bem arrumados, nos fornece um resultado bonito e sem utilidade. Não pode ser chamado de informação. Fuja dela. Muitas são fake news. E acontece dentro das empresas, com frequência.
Um monte de dados bons mas mal arrumados, nos fornece uma frustração do que podia ter sido e não foi. É a quase informação.
Bons dados, bem arrumados, se transformam em informação que todo mundo quer ter. Vira a ansiedade de cada dia, mês ou período. Permitem o conforto no apoio à decisão.
Então é preciso saber do que estamos falando. Índices ou Indicadores?
Existe certa confusão sobre o significado de índice e indicador, onde muitas vezes são erroneamente utilizados como sinônimos. Há uma definição simples para cada um deles:
Indicador é aquele apontamento que tem unidade de medida, ou que seja específico, isto é, ele se apresenta solitário, sem combinar com outra métrica. Por exemplo, o preço da cesta básica ou o custo de um Big Mac.
Índice: refere-se à relação de dois ou mais indicadores entre si, ou de um mesmo indicador apurado ao longo de um tempo, em períodos diferentes. Por exemplo, o índice de inflação, que é a relação entre um mesmo preço em dois períodos diferentes. Ou o PIB per capita.
“Segundo Mitchell (1996), indicador é uma ferramenta que permite a obtenção de informações sobre uma dada realidade. Para Mueller et al. (1997), um indicador pode ser um dado individual ou um agregado de informações, sendo que um bom indicador deve conter os seguintes atributos: simples de entender; quantificação estatística e lógica coerente; e comunicar eficientemente o estado do fenômeno observado. Para Shields et al. (2002), um índice revela o estado de um sistema ou fenômeno. Prabhu et al. (1996) argumentam que um índice pode ser construído para analisar dados através da junção de um jogo de elementos com relacionamentos estabelecidos.” (ÍNDICES VERSUS INDICADORES: PRECISÕES CONCEITUAIS NA DISCUSSÃO DA SUSTENTABILIDADE DE PAÍSES – Raúl Siche1 Feni Agostinho2 Enrique Ortega2 Ademar Romeiro3)
Então, caro amigo, quando amigo, onde classifico o Custo da Manutenção, o OEE, o MTBF e o MTTR, e a Confiabilidade dos Sistemas e Equipamentos?
Breve vamos ampliar esta discussão, e apresentar dados, que mostram a realidade de Indicadores e Índices na Manutenção Brasileira, num livro que estou escrevendo.
A propósito. Alguém quer patrocinar este trabalho?
Abraços
Paulo Walter

monteeuse 750x120
In-haus 650x380
Publicado por: Paulo Walter

Nenhum comentário ainda


× Converse no WhatsApp
monteeuse 750x120