monteeuse 750x120
oferecimento
Esqueci minha senha
Avatar photo

Gestão Estratégica de Negócios

Paulo Walter

 

Gestão de Facilities: JLL deixa o mercado de engenharia e manutenção com self-performance

- 22/12/2016

Fontes do mercado nos informam que a JLL (Jones Lang La Salle) está desmobilizando sua carteira de contratos de gestão de Facilities, onde tenha incluído no escopo a realização de serviços no modelo self-performance (pessoal próprio) ou subcontratação direta (quarterização). Engenharia e manutenção não fazem mais parte do portfolio da empresa.

CityPubli 750 x 120

Segundo corre no mercado, a MANSERV é a empresa mais a frente na compra da carteira de contratos da JLL.
A empresa paulista tem planos de crescer mais ainda em 2017 e manter sua liderança na área de Facilities com execução majoritária de serviços com pessoal da própria empresa e subcontratação direta de terceiros, os chamados contratos de solução global ou guarda-chuva.

A JLL até o final de 2017 vai manter somente os contratos onde só exerce a gestão, ficando a cargo do cliente a contratação direta dos vários serviços que costumam estar no pacote Facilities.

Com isso a JLL retorna a sua posição de alguns anos atrás, mais focada em consultoria imobiliária, oferecendo serviços integrados para investidores, proprietários e ocupantes de imóveis comerciais que abrangem escritórios, hotéis, imóveis industriais e logísticos, propriedades do setor de varejo, entre outros.

Esse movimento de volta às origens, que até onde se sabe é só no Brasil, se deve a crise onde outras multis como CBRE, ISS e Cushman & Wakefield também estão em sérias dificuldades para atender aos seus budgets anuais esperados pelas matrizes no exterior.

 

 

 

In-haus 650x380
Publicado por: Paulo Walter

1 Comentário


  1. Luciana Mello

    Com relação à postagem do blog manutenção.net, publicada em 12/12/2016, a JLL informa que continua investindo na área de Gerenciamento de Facilities no Brasil e não há nenhuma intenção de desmobilização de sua carteira de contratos de clientes.

    A empresa oferece um amplo portfólio de serviços para gestão de diferentes tipos de atividades relacionadas ao espaço corporativo, do qual faz parte a área de Engenharia e Manutenção.

    Criada em 2014, a área de Engenharia e Manutenção da JLL é formada por equipes fixas e volantes e oferece serviços corretivos e preventivos de hidráulica, elétrica e ar-condicionado nas instalações do cliente.

    Fátima Bottameli, diretora de Corporate Solutions da JLL
    contato para a imprensa JLL Brasil: Luciana.mello@reverbere.com.br

× Converse no WhatsApp
In-Haus 750x120