monteeuse 750x120
oferecimento
Esqueci minha senha
Avatar photo

Gestão Estratégica de Negócios

Paulo Walter

 

GESTÃO DE ATIVOS: MELHORAR OU INOVAR?

- 11/04/2022

A questão shakespeariana permanece atual. Nas fábricas, usinas, minas, portos e aeroportos, prédios e plataformas de exploração de petróleo, hospitais e redes de supermercados, o dilema de sempre: melhorar ou inovar, eis a questão.

In-Haus 750x120

Sim, porque inovar não é o mesmo que melhorar.

Melhorar significa fazer algo já existente, um processo ou equipamento isolado, ter uma performance mais econômica ou mais segura ou mais rápida ou ainda mais confiável. Para melhorar as empresas se valem de programas de analise de falhas, grupos de estudo de engenharia, upgrade do fabricante, experiência no uso.

Já inovar significa trazer para as instalações e ou processos algo que antes não se tinha acesso e ou mesmo se imaginava ser possível.

Sempre cito o exemplo da vela de cera e a lâmpada elétrica inventada pelo Thomas Edson. Ambas são soluções para iluminar ambientes, mas a lâmpada não é uma vela melhorada. São tecnologias muito distantes entre si. De uma para outra houve uma ruptura conceitual gigante.

No nosso caso, falando de Gestão de Ativos, sabemos que implementação de técnicas preditivas é uma inovação em relação às preventivas sistemáticas feitas por calendário.

O fato é que para melhorar há limites, mas para a inovação, não.

E como este não é um artigo sobre melhoria, mas sim sobre inovação, especificamente na nossa área, a Gestão de Ativos, vamos ao assunto tema.

A primeira e primordial questão precisa ser respondida: Como separar na empresa o que é um trabalho de melhoria para o que é um esforço de inovação?
A resposta, simples até, está no ecossistema.

O que é um ecossistema de inovação?

Ecossistema de inovação é um termo que se refere a um conjunto de agentes – internos a empresa e externos – que se reúnem com o objetivo principal de promover um ambiente favorável à inovação, bem como às relações que são formadas entre esses agentes.

O termo tem origem no campo da biologia, onde um ecossistema consiste no conjunto de seres vivos e não vivos que habitam certa região e nas interações entre esses seres.

Quem pode, deve ou precisa participar de um ecossistema de inovação?

Num ambiente ou iniciativa sistemática de inovação todo mundo tem seu peso: Stackeholders ou agentes, distribuídos entre os colaboradores da empresa, fornecedores, o Estado, startups, empreendedores individuais, universidades, corporate ventures, aceleradoras e incubadoras, ONGs.

Um mesmo ecossistema pode ter uma boa variedade de agentes, e isso é algo positivo, já que cada um deles está apto a colaborar de maneiras diferentes.

O Estado entra com as normas, leis e regulações que facilitam ou dificultam o avanço de propostas inovadoras.
As universidades e as ONGs nos oferecem o constante aprimoramento do conhecimento científico e a evolução necessária em aspectos cruciais sobre sustentabilidade, respeito ao meio ambiente e para com a sociedade.
As empresas tradicionais e as startups, no rol de fornecedores habituais ou não,  são negócios estruturados em torno de uma cultura de inovação, na qual agilidade e escalabilidade podem nos ser a chave da viabilização e implementação de grandes projetos, mesmo aqueles com retorno em longo prazo.
Vale assinalar que, por meio do processo de inovação aberta, as startups conseguem chegar a soluções que não seriam sequer imaginadas, ou não teriam viabilidade, se trabalhassem individualmente.

O misturador geral deste ecossistema de inovação chama-se networking, onde se relacionam profissionais e equipes de origens diversas. Essa conexão envolve a troca de conhecimentos, experiências e ideias – que, por si mesma, já tem um alto valor. Assim é que o ponto principal, benéfico para a inovação, é a heterogeneidade entre os participantes do ecossistema.

Esse é um assunto extenso e muito importante, Vamos voltar a falar nisso.

Se você tem interesse em começar um ecossistema de inovação e aproveitar todos os benefícios disso, deixe seu comentário e vou te ajudar nessa jornada.

In-haus 650x380
Publicado por: Paulo Walter

Nenhum comentário ainda


× Converse no WhatsApp
monteeuse 750x120