oferecimento
Esqueci minha senha

Gestão Estratégica de Negócios

Paulo Walter

 

Facilities? O que é isso?

- 18/06/2010

Recebi uma consulta de uma amigo da rede, que trabalha na WEG. A pergunta era “o que está e o que não está incluído no guarda-chuva Facilities?”. Antes de me meter a fazer definições “próprias”, fui rapidinho na Wikipedia  E não achei nada. Então respondi o que está, para mim, no contexto da área de Facilities. Segue o meu texto:

“Na indústria de serviços o termo facilities significa facilidades mesmo. Tudo aquilo que é igual, como apoio, o tal do serviço compartilhado, que existe numa plataforma de petróleo, numa mineradora, num shopping e também em qualquer fabrica.

New Sense Safety Tênis a prova de choque

Em facilities se inclui tudo o que você mencionou, em termos de utilidades (conservação predial, instalações, condicionadores de ar, bebedouros, etc.), mas também limpeza, zeladoria, serviço de emergência (primeiros socorros, atendimento local), portaria, recepção, vigilância patrimonial (monitoramento e não armada), jardinagem e transporte interno de pessoas e documentos.
Em alguma empresas também fazem parte da administração de facilities a parte de refeições e serviços gerais como mensageria, agencia de viagens, transportes externos.
Facilities não inclui vigilância armada por ser, no mundo todo, caso de empresa especializada, em geral com licença especial dos órgãos de segurança e ou policia.
Bombeiros e serviços medico também não entram em facilities pela especialização e o mesmo aspecto de licença empresarial especial do corpo de bombeiros e órgão de saúde.
A Manutenção é uma parte importante de Facilities, sendo em geral, apelidada de manutenção predial.”

E não por coincidência, a próxima pesquisa que vamos colocar no ar é exatamente sobre facilities.

Essa área está crescendo muito pela grande quantidade de prédios, shoppings, escritórios, hospitais, etc., em construção e remodelação em todo o Brasil.

Espero ter ajudado ao pessoal da WEG e acho que esse assunto interessa a todo mundo da manutenção.

E vamos que vamos pra cima da Costa do Marfim. Brasil-sil-sil!

Abraços

Paulo Walter

New Sense Safety Tênis a prova de choque
Publicado por: Paulo Walter

1 Comentário


  1. Rosangela Azevedo

    Gostei muito da deficnição de falicity, consegui resumir ainda mais, podemos dizer que cuidar de tudo que esta em volta, o que faz uma empresa/industria girar.

× Converse no WhatsApp
monteeuse 750x120