New Sense Safety Tênis a prova de choque
oferecimento
Esqueci minha senha

Gestão Estratégica de Negócios

Paulo Walter

 

Estou desempregado! E agora?

- 17/02/2011

Todo dia recebo CV de profissionais, encaminhados pelos proprios ou por indicação de algum amigo, em busca de oportunidades. Apesar da economia aquecida, sempre há movimentação de carreira.
Motivados por demissões ou desejo ou necessidade de mudanças, as pessoas vão ao mercado. E a primeira ação, mais que natural, é acionar a sua rede de relacionamentos.
Isso mesmo: REDE DE RELACIONAMENTOS.
Em geral, quando recebo os CV, e leio todos, percebo que em quase 100% dos casos ninguem cita nada sobre sua REDE DE RELACIONAMENTOS. Ou seja, as pessoas só se dão conta da importancia de seus canais sociais, pessoais e profissionais, na hora do aperto e mesmo assim, se esquecem de valoriza-los em seu proprio resumo profisisonal.
O CV nada mais é que uma apresentação pessoal. Dize-me o que sabes, o que fizeste, com quem fizeste, com quem te relacionas e te direi se vale a pena contratar-te. É biblico.
Sobre relacionamentos, inclusive os profissionais, é preciso alimenta-los. Com carinho e atenção.
Aqui vão algumas dicas para quem está procurando trabalho e para todos que um dia podem ter que correr atrás de um:
– Fique atento às oportunidades que se encaixem em seu perfil. Mesmo estando num bom lugar, as vezes o conforto é uma armadilha fatal.
– Não seja presunçoso porque está numa boa posição. Mais adiante voce pode precisar da ajuda de ex-subordinados, fornecedores, colegas de empresa e mesmo seus concorrentes.
– Seja ético. (Se tiver que explicar o que é isso, não precisava ler este blog)
– Escreva artigos tecnicos e divulgue. Se não tem condições de fazer isso, ajude ou participe em iniciativas de seus colegas. Ser visto (e lembrado) é uma otima forma de ampliar suas chances.
– Mesmo empregado, cadastre-se em sites de empresas de recrutamento e seleção como MichaelPage, Robert Half e Hays.
– Cadastre-se em sites de emprego como vagas.com, monsterbrasil.com.br e trabalhando.com.
– Faça uma lista de empresas alvo, onde ele gostaria de trabalhar, e acesse regularmente os sites dessas empresas.
– Cadastre-se no www.manutencao.net, participe dos foruns, comente os blogs.
– Cadastre-se no site LinkedIn (linkedin.com) e chame seus contatos e conhecidos para compor sua rede. Eu mesmo tenho ali mais de 1000 profissionais em minha rede de contatos. Depois de cadastrar-se faça uma garimpada nos grupos que tem lá, onde muitas ofertas de estagio e emprego aparecem. Cadastre-se nos grupos (não se esqueça de juntar-se ao Grupo Profissional de Manutenção, que mantenho por lá). O Linkedin funciona muito melhor que Orkut e Facebook no caso de busca de emprego.
– E por ultimo, mas não menos importante: empregado ou não, faça amigos (e os mantenha), pois em 70% dos casos as melhores oportunidades ficam reservadas, para eles, os AMIGOS.
Boa sorte!

Abraços

Paulo Walter

New Sense Safety Tênis a prova de choque
Publicado por: Paulo Walter

3 Comentários


  1. Jorge Paulo Hoffart

    Muito oportuno o assunto. O grande problema do profissional é mesmo o seu marketing pessoal. Temos que nos colocar em exposição continua na nossa rede de contatos e mostrar do que somos capazes, fazendo ou mesmo ajudando.

  2. Fábio

    Paulo

    Excelentes dicas, que muitos esquecem durante o cotidiano, devido estar em sua na zona de conforto.
    Por experiência própria, as melhores oportunidades surgem quando estamos empregados, por isto precisamos tomar decisões, que podem aparentemente ser dífíceis,devido a salários ou “estabilidade”.
    Mas só o tempo, a vontande de aprender e ter que enfrentar novos desafios irão mostrar o quanto é bom mudar e saber que somos capazes de supera-los.
    Para aqueles que somente reclamam, mas não tem coragem de se mexer,ou seja, estão na zona de conforto vai uma pergunta. A oportunidade que estão esperando é aquela que irá ganhar mais ou a que vai agragar mais conhecimentos e vivência, algo que lhe dê uma perspectiva de crescimento futuro?
    Pense bem nisto e sigam estas dicas do Paulo

    Parabéns

    Fábio Giovani

  3. Leonardo

    Legal as dicas, agora em relação à amigos, nem todos podem esperar algo dos amigos, quase sempre + – 85 $ são falsos e ou foi por alguns destes que você perdeu o emprego.

× Converse no WhatsApp