In-Haus 750x120
oferecimento
Esqueci minha senha
Avatar photo

Gestão Estratégica de Negócios

Paulo Walter

 

Estamos contratando. Ainda bem.

- 19/11/2013

A Manutenção continua desgarrada do resto das atividades das empresas, pelo menos no que se refere a emprego.

In-Haus 750x120

Muitas são as noticias sobre vagas no comércio e na indústria e a maioria não é tão boa assim. Só setor de Serviços parece não estar nem aí para esse negócio de recessão. E a Manutenção, além de estratégica nas empresas, tem um grande contingente de pessoal nas empresas de serviços.

Quadro de Vagas

A pesquisa do Índice de Confiança da Manutenção, realizada mensalmente pela RBM – Rede Brasileira de Manutenção, mostra que 48,57 % das empresas estão com vagas abertas na área de Manutenção. E somente um pouco menos de 6% estão diminuindo o quadro dessa área técnica.

chart 2 vagas em novembro

Vagas a menos e a mais

Fazendo um filtro na pesquisa do Índice de Confiança da Manutenção, um setor chama a atenção: SERVIÇOS.

Com as contratações de fim de ano para paradas e a força da terceirização numa atividade eminentemente contratadora, era de se esperar que o quadro de vagas em Serviços estivesse melhor que a média nacional. Não é o que se percebe.

Em 32,26 % das empresas de serviços há vagas em aberto, contra 61,29% que não estão contratando. E em 6,45% delas há um processo de diminuição do quadro.

E sabe quem mais está com vagas em aberto? Setores em expansão, obviamente. São eles Cimento, Construção, Fundição, Redes de Varejo, Shopping Centers e Empresas de Logística. Nas empresas destas áreas 100% estão com alguma vaga em aberto na área de Manutenção.
Seguem Infraestrutura e Facilities com 85%,  Alimentos e Bebidas com 76 e 72% respectivamente. O setor Automobilistico registrou vagas em 38% das empresas, na área de Manutenção.

O Cenário para 2014

E como andam as coisas nas empresas, do ponto de vista do pessoal da Manutenção, imaginando o que vem pela frente nos próximos 12 meses?

Numa escala de 0 a 10, de uma forma geral, com relação ao Faturamento, há um otimismo registrado de 7,33.
Para Produção a nota dada foi de 7,28 e o Desempenho da Manutenção ficou com nota 7,06. A pior nota, nessa mesma escala ficou para os Investimentos da Empresa que alcançou somente 6,61.

 

chart 1 indice de confiança

 

As Palavras Chaves do Momento

Interessante observar quais são as palavras chaves para os profissionais da Manutenção nesse mês de novembro, de quase fechamento do ano de 2013.

Custos, Redução, Controle, Produtividade. Não são novidade para quem tem, o tempo todo, a missão de fazer mais com menos. Veja abaixo a Word Cloud (Nuvem de Palavras) gerada durante a pesquisa para a pergunta: “Em uma palavra, qual o assunto chave do momento?”

 

Palavras chaves em Novembro

 

Comentar pra que? A imagem, vale mais do que mil palavras.
Abraços
Paulo Walter

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

In-haus 650x380
Publicado por: Paulo Walter

Nenhum comentário ainda


× Converse no WhatsApp
In-Haus 750x120