CityPubli 750 x 120
oferecimento
Esqueci minha senha

Blog Magzen

Milton Zen

 

Eficiente & Eficaz – Competente & Competitivo

- 30/04/2009

Oh! Senhor que me abençoes, e alargues as minhas fronteiras, que seja comigo a tua mão, e me preserves de todo mal de modo que não me sobrevenha nenhuma aflição, em nome de Jesus. (I Crônicas, Cap.IV, versículo X).

monteeuse 750x120

A frase acima, dita por Jabes nos proporciona uma grande oportunidade de reflexão sobre nosso trabalho e porque não sobre nossa vida. É importante não apenas pedirmos a DEUS que alargue nossas fronteiras, precisamos também estar preparados para isso.

Para que isso se torne possível tenho certeza de que alguns conceitos precisam ser recordados, visto sua importância para a obtenção de resultados.

Eficiência de acordo com a ISSO 9000 é: relação entre o resultado alcançado e os recursos usados. Isso quer dizer que seremos mais eficientes desde que utilizemos menos recursos dos que inicialmente previstos, ou seremos ineficientes caso nos utilizemos recursos além dos planejados, incorretos, ou até mesmo antiéticos.

Eficácia representa que as atividades planejadas são realizadas e os resultados planejados alcançados, assim, seremos mais eficazes se alcançarmos resultados melhores do que os inicialmente planejados.

Para sermos eficientes e eficazes precisamos agregar outros dois conceitos: competência e competitividade.

Ser competente significa possuir um conjunto de conhecimentos ou habilidades para a realização de um objetivo determinado. Assim, seremos mais competentes quanto mais conhecimento ou habilidade possuirmos. Para um grau elevado de competência atribuímos o nome de perícia.

Já ser competitivo, nos remete à competição, à concorrência. Significa estar pronto para a competição e capacitado para ganhar. É importante acrescentar que ser competitivo presume-se a retidão, a ética e o trabalho honesto.

Em um mercado globalizado, é necessário desenvolvermos fortemente esses conceitos, visto que muitas são as empresas e também profissionais que querem na maioria das vezes o mesmo mercado. Daí nasce a competição, que será vencida pelo melhor e mais rápido.

A empresa ou profissional que souber utilizar adequadamente os conceitos acima, com certeza alcançará o resultado esperado e ocupará o espaço tão almejado.

Quanto a você leitor, como está se preparando para um mercado cada vez mais globalizado?

Bom feriado de 1° de Maio.

Abraços
Milton Zen

Publicado por: Milton Zen

63 Comentários


  1. Claudeir Alexandre Silvestre

    O texto nos trás o dever de não orar apenas para pedir, mas orar pelo desejo de se conseguir algo em comunhão com Deus, orar porque amo aquilo que peço e sobre tudo a Deus.
    Então devemos realizar está comunhão com ações concretas eficientes e eficazes, mesmo que isso necessite de sacrifício inicial antes de se tornar rotina.
    Assim temos grande possibilidade de alcançar os melhores resultados para as dificuldades e adversidades que possamos encontrar em nossa vida profissional e pessoal.

  2. ROBERTO HORWAT

    A matéria me faz recordar a frase que sempre ouço Nosso País sempre está 10 anos atrasado, o que acontece lá fora só chega aqui em muito tempo depois e nós profissionais precisamos estar muito bem informados para aplicar novas técnicas para se manter eficiente e competitivo , falamos em TPM aqui e nos U.S.A. se fala em ODR, Reliability é a palavra chave e atingir WCR ( World Class in Relibility) é o que se procura. Tudo de bom Prof. Zen, sua matéria nos força a refletir, mas também se preparar e se modernizar.

  3. Paulino de Azevedo Soares Neto

    A eficiência foi descrita como a relação entre o resultado alcançado e os recursos usados, podemos afirmar que estamos na era da eficiência onde só os mais capazes e utilizar os recursos com sabedoria para alcançar os resultados planejados tornar-se-ão competitivos o suficiente para sobreviverem no mercado, mas só podem fazer essas duas coisas se possuirem o conhecimento e este é construído, é um processo individual, para a vida toda e intangível . O conhecimento das empresas hoje em dia não fica retido dentro dos muros da fábrica, ou guardados nos excritórios e computadores de um prédio ou nas máquinas e equipamentos , ele entra e sai todo dia a bordo das mentes de seus colaboradores. Daí a importância do indivíduo tornar-se competitivo, incorporando e agregando conhecimentos numa busca incessante de alargamento de suas fronteiras, as fronteiras do conhecimento e ao fazê-lo livra-se do mal do desemprego, num mundo globalizado e sem fronteiras devemos derrubar as fronteiras do conhecimento em busca do aprendizado e melhoria profissional contínuos.
    Muito interessante o texto, sugiro fazer uma correção no texto onde está ISSO 9000, substituir por ISO 9000, provavelmente provocado pelo corretor ortográfico que não entendeu iso como a norma e sim como a palavra isso.

    Saudações marinheiras
    Paulino Soares Neto

  4. MArcos Antônio Salmazo

    Zen, após a leitura do vosso livro, do conteúdo das aulas de Gerenciameno de Manutenção e do texto acima, fico cada vez mais convicto de que autodisciplina, conceitos e ética são chaves para o sucesso profissional e pessoal, e que realização não ocorre por acaso, depende de fazer a coisa certa na hora certa, trazendo para hoje o que pretendemos ser ou fazer no futuro (ou seja, como esperar algo num futuro que não vislumbramos?). Ser eficiente e eficaz pode parecer num primeiro momento uma exigência muito pesada para quem não age desta forma, mas, com a vontade quere ser melhor, passamos para o piloto automático e as realizações, reconhecimentos e metas começão a ser alcançadas. Vossas observações e comentários mudaram meu modo de encarar o mundo corporativo.

    Zen, Sucesso.

    Marcos Antônio
    Gerenciamento Manutenção – FEI – 2009

  5. João Carlos Machado

    O texto acima representa o meu dia a dia, principalmente nesta época de redução de custo a qualquer custo, pois, as vendas caíram neste início de ano. A pressão da diretoria financeira é constante e incansável, gerando grande stress para mim que estou na gerência da manutenção.
    A grande questão é como ser eficiênte sem deixar de ser eficaz? ou seja como reduzir custos e conseguir atender as metas?
    E essa redução de custo envolve principalmente a gestão da equipe. Como cortar horas extras, plantões e demais meios de ganhos extras sem deixar de ter uma equipe competente e manter o moral da mesma elevado e também que me possibilite ser competitivo dentro da própria empresa e com a concorrência?
    Não é atoa que tenho sofrido com alta da pressão arterial, porém sou guerreiro e não é a toa que estou na posição de gerência da manutenção dentro da empresa e com o curso de Geman da Fei que estou cursando que me tem abrido novos horizontes de conhecimentos, irei enfrentar mais estes desafios e ei de vencê-los. Sabemos que não há formula mágica para a solução dos problemas e sim muito bom senso e criatividade, são com essas armas que irei lutar com o dragão da crise econômica; e tenho ciência de que sairei fortalecido e mais expêriente e apto a enfrentar novos desafios.

  6. Bruno Carlos de Almeida

    Nos dias de hoje,com a disputa por mercado cada vez mais acirrada,é necessário que empresas e profissionais busquem ou sejam excelentes nas tarefas que desenvolvam,pois não há espaços para os mais ou menos,por não se prepararem adequadamente e porque terão muitas dificuldades para obterem sucesso em um mercado tão competitivo.
    Mesmo para as empresas e profissionais preparados,é imprecíndivel que estes possuam valores éticos e morais, para permanecerem nesse mercado tão globalizado.Como crianças,não podemos perder jamais a curiosidade,a vontade d querer saber mais.Precisamos acompanhar o progresso da ciência,compreender como ela funciona,não só como instrumento de avanços tecnológicos como,também,de independência de pensamento e de liberdade individual.

  7. Valdir R. Guilherme

    Boa noite. Primeiramente gostaria de parabenizar pela sua colaboração dada aos profissionais da área de manutenção com o retorno de seus comentários. DEUS lhe abençoe e a todos nós para podermos realizar nosso trabalho com muita energia e harmonia.
    Hoje vemos cada vez mais profissionais buscando ser eficiente e eficaz e como dito no artigo agregando sua competência para se preparar diante da competitividade mundial frente a globalização. Infelizmente são poucos os que tem a oportunidade de realizar um curso de Pós-graduação, mais vale se esforçar para manter-se dentro do mercado, procurando uma leitura, filiando-se a representações, pesquizando na internet e assim facilitando seu aprendizado para uma evolução profissional.

  8. Carlos Alberto Moreira da Silva

    Caro Zen,
    Sou Engº Eletricista desde 86, Licenciado em Prof. de Escola Técnica e Engº de Seg. do Trabalho, sempre preocupado com minha competência. Partindo do que diz seu artigo, “Acredito que foi o que me levou a fazer parte da 22ª Turma do Curso de Especialização em Gerenciamento de Manutenção.
    Percebi a necessidade a de reciclagem em alguns conceitos bem como o aprendizado de oputros. pois pretendo ser mais eficiente, eficaz e estar em plena condições de participar deste mercado competitivo. E sem querer jogar confete e ou ser demagogo estes 02 meses de curso já uma grande diferença na performance de minha carreira.
    grato !
    Carlos Alberto Moreira da Silva

  9. Luis Henrique Ribas (GMAN-FEI)

    “Ser competente significa possuir um conjunto de conhecimentos ou habilidades para a realização de um objetivo determinado. Assim, seremos mais competentes quanto mais conhecimento ou habilidade possuirmos.”

    Após a leitura da afirmação acima, é fácil concluir que, no mundo globalizado em que vivemos, é essencial que sejamos competentes, pois no passado, eram os competentes que se destacavam, mas hoje e no futuro, somente aqueles que forem os mais competentes serão os que sobreviverão no mercado de trabalho!

  10. Marco Antonio Mauro

    Os conceitos citados no texto realmente são de extrema importância para o profissional ou o individuo que queira se destacar em suas atividades e a prática desses conceitos devem ser constantemente exercitados a cada desafio que lhe for proposto, a abertura das portas para as oportunidades dependerá muito de como cada indivíduo ou profissional estará preparado para recebê-las e de como ele demonstrará estar preparado, para isso devemos estar sempre bem informados sobre o que almejamos obter sucesso aprofundando nossos conhecimentos sobre as atividades a serem desenvolvidas para que possamos aplicar os conceitos citados no texto da melhor forma possível e com maior agilidade, só assim será possível obter sucesso dentro da ética, profissionalismo e honestidade.

  11. Eduardo Ferreira Valentim

    Estou sempre estudando, pocurando estar na medida do possivel, sempre a frente de pessoas que concorrem diretamente comigo todos os dias seja em um novo emprego ou no dia-dia da empresa onde trabalho mas sempre com ética, sem atropelar as pessoas para conseguir um beneficio a meu favor. Procuro sempre dar o meu melhor nas atividades a mim delegadas e estar atualizado perante o mercado no que diz respeito a novas tecnologias, ferramentas e serviços. Procuro também coversar com pessoas de outras empresas que tenho contato, buscando informações da situação das empresas quanto as suas necessidaes profissionais.

  12. Fernando Gatti

    Todos os conceitos estão intimamente entrelaçados. O indivíduo quando é eficiente, ou seja, faz mais com menos, na realidade está mostrando toda a sua competência. E o indivíduo que obtém grande eficácia, tem grande chance de ser, além de competitivo, um vencedor.
    Esses conceitos são de extrema importância para o bom profissional, porém nada poderá ser realizado se não houver respeito ao próximo, limites para o bom senso e principalmente se, por trás de tudo isso, não houver um profissional convertido ao propósitos do trabalho.

  13. Rogerio Contreras GEMAN2009

    Com toda a certeza, essas características listadas no artigo, são muito importantes, se não, as mais importantes para o profissional de todas as áreas. Ser competente, eficaz, eficiente e competitivo é obrigação dos profissionais de hoje, para se manterem ativos no mercado de trabalho. Além disso, devem sempre, se atualizar com cursos, que possam deixá-lo cada vez mais capacitados, para atender qualquer tipo função, que lhe for dada.

  14. Rodrigo H. H. de Faria

    Esse artigo, deixa claro e é objetivo quanto ao perfil profissional que as empresas buscam, é o caminho que profissionais que querem alcançar sucesso profissional tem que seguir, ou seja, atingir resultados buscando minimizar os recursos previstos, atingir os objetivos, possuir conhecimento e estar sempre buscando saber mais, e estar atento ao mercado para estar sempre a frente dos concorrentes, isso é fundamental para ser mais competitivo que os outros.
    Seguindo esses caminhos, certamente será um profissional que se destacará no mercado de trabalho.

  15. Wilson Bezerra da Silva

    Acredito que acima de tudo temos que ter fé em Deus e acreditar que tudo tem a hora certa de acontercer, e concordo plenamente em saber o que pedir a Deus, pois ocorre em muitas empresas o despreparo de alguns profissionais, gestores, supervisores entre outros cargos de responsabilidade, em tomadas de decisões. Por isso eu, estou me preparando, fazendo pós graduação em uma faculdade conceituada, e até o presente momento muito satisfeito com o curso, onde agora, posso observar algumas modificações na empresa e todo o seu propósito. E pra finalizar, acretido que temos que ter um bom relacionamento com todos.

  16. Thiago Rangel Barberini

    Nos dias de hoje a empresa ou profissional que não buscar novas tecnologias e novas atualizações simplesmente irão ficar fora do mercado competitivo.
    Um exemplo é a Brosol que ficou no conceito de carburadores e as empresas acabaram engulindo sua fatia de participação no mercado devido a mesma não buscar novas tecnologias atrvés da injeção eletrônica.
    Os conceito citado de ser eficiente e eficaz, competente e competitivo são primordiais para que as empresas sobrevivem no mercado competitivo nos dias de hoje.

  17. Marcelo Felix Gracino

    O texto expressa a realidade do mundo globalizado. Hoje em dia devemos estar preparados para enfrentar a concorrência, para tanto, devemos ser eficientes e, se possivel cada vez mais eficazes. Devemos otimizar a utilização de recursos a fim de sermos competitivos.
    Devemos estar num processo de melhoria continua, nos aprimorando sempre, a ponto de nos tornarmos peritos no que nos dispomos a fazer, usando o minimo de recursos com retidão e ética.

    Atenciosamente,

    Marcelo Felix

  18. Reginaldo Queiroz Pereira

    Nessa disputa pelo mercado que existe nos dias de hoje, precisamos cada vez mais de inteligência e vontade para buscarmos o diferencial e sempre melhorar nosso lado profissional, pois a velocidade da informação da total condições as pessoas que queiram ser boas naquilo que fazem, se tornarem profissionais de alto nível, por isso precisamos refletir se é possível melhorar cada vez mais os resultados com os recursos disponíveis.

  19. Emerson Ivan do Nascimento

    Diante o mercado competitivo que nos encontramos, precisamos estar preparados para todo e qualquer tipo de competição, pois a cada dia esta mais acirrado,mas para isso devemos ter as características minímas que são:a ética, profissionalismo e honestidade. Assim buscando a eficiência necessária para qualquer área da vida.

  20. ANTONIO DE PÁDUA ALENCAR RAMOS

    FEI
    Turma 22
    Como eu estou me preparando?

    Primeiro eu preciso saber como eu estou qualificado para o mercado de trabalho. Pois às vezes pensamos que estamos qualificados para uma nova missão, mais o mercado de trabalho indica que não estamos preparados.
    Por isso estou pesquisando em sites, revistas e conversas com pessoas que tem o conhecimento do mercado em que estou no momento, para saber em que direção e o que devo fazer para estar preparado.
    Por exemplo, estou fazendo pós-graduação e voltarei a estudar inglês. Preciso participar mais de palestras para melhorar o meu relacionamento com pessoas da mesma área em que estou no momento.

  21. WAITON ALVES DE LIMA JUNIOR

    Nos dias atuais com os recentes avanços tecnológicos que estão cada vez mais rápidos (principalmente após a popularização da internet e outros meios de comunicação), as empresas estão buscando profissionais atualizados com as novas tendências de mercado e que tenham além de conhecimentos na sua área de formação acadêmica, também possuam experiência em outras áreas e uma alta capacidade de se adaptar a diferentes funções, ou seja, os colaboradores comportam-se como verdadeiras empresas multinacionais que embora sejam eficientes, eficazes, competentes e competitivas são obrigadas a aproveitarem as novas oportunidades que surgem constantemente no mundo globalizado.

  22. Alvaro A. Ribeiro

    Desde criança venho buscando pela absorção de conhecimento, inteligência e sabedoria. Embora muitas vezes ligados entre sí, são elementos totalmente diferentes. Possuir tais quesitos aliados a ética e ao bem viver, ou seja, elevar nosso estado de espirito faz com que nos tornemos diferenciais no trabalho e na vida.
    Para que isso ocorra temos que estar preparados e atentos a novas oportunidades, constantemente atualizados, conhecedor de técnicas e gestores de seres humanos, ouvir e saber o momento oportuno de se expressar.
    Na vida sigo a mesma frase do mestre ZEN. “Fazer por amor, é fazer por prazer. E fazer por Prazer é fazer por lazer”.

    Muito Obrigado!

  23. Alexssandro Lopes

    Acredito que com a busca de vagas em um mercado globalizado tão competitivo, onde poucas são as pessoas que possuem todas essas competências comentadas e que tiveram a oportunidade de adquirir conhecimentos mais técnicos em cursos de graduação0 e pós-graduação.
    Sendo assim, eu como aluno do curso de pós-graduação “Gernciamento de Manutenção” oferecido pela FEI, estou me preparando para esse mercado que com o passar dos anos, tende a ficar cada vez mais exigente e competitivo.

  24. Olismar Pereira

    Estou me preparando me mantendo informado com os acontecimentos, me mantendo atualizado e estudando sempre, buscando sempre aumentar meu circulo de amizades.

  25. Rodrigo Alves dos Santos

    Atualmente nós profissionais não utilizamos essas duas palavras da maneira onde uma possa completar a outra. Horas somos eficiêntes e horas somos somente eficaz.
    Pude perceber essa difereça lendo o texto acima, e fazendo uma reflexão dos profissionais com que atuei nas diversas empresas que passei, desenvolvendo trabalhos na área de Gestão e Metodos de Manutenção.
    Textos como esses são importantes para recordarmos alguns conceitos e refletirmos sobre nossa postura e a postura da empresa onde trabalhamos no mercado de trabalho.

  26. silas.oliveira

    Caro,

    Li o livro a Oração de Jabes e você foi muito assertivo no seu comentário quando se refere ao texto bíblico. Parabéns pelo excelente texto.

    Silas Oliveira

  27. LUIS PAULO HUNGARO DAVID

    Comentario ,referente ao assunto (Eficiente&Eficaz,Competente&Competitivo)
    Atividade escolar solicitada na última aula do CBES Fisioterapia do trabalho Turma 24 .
    Fico feliz e aliviado porque hoje sinto que meu sonho constata-se realidade porque o que esta ocorrendo hoje no mundo corporativo com os profissionais eu já a 20 anos atras tinha esta percepção .Digo isto porque riam das minhas ideias e sugestões de melhoria .Graças a Deus o mundo também esta melhorando em alguns aspectos importantes, não só acabando !! como muita gente fica “catastrofizando” por ai .Existem profissionais que entendem o processo humano e desenvolvem uma gestão e visão de acordo com esta lógica .Agradeço a Deus a oprtunidade de ter os Pais que tenho e a glória de professores ,mestres e amigos que também compartilham a mesma idéia de humanidade ,respeito a pessoa ,a noção que Deus realmente existe e que nimguem nasceu para rastejar apenas .As oportunidades estão ai é só entender os mecanismos ,respeita-los e preparar-se para agarrar a sua oportunidade para mim isto e a frase que justifica o tema .Parabens pelo Blog

  28. LUIS PAULO HUNGARO DAVID

    Ao Professor e demais colegas leitores deste Blog ,uma indicação de filme que faço ( FENOMENO )com Jhon Travolta um filme ,que fala tudo assista da dificuldade de se ter visão neste mundo e o que fazem com este tipo de pessoa .Bom filme a todos

  29. Natalia Olivia Vivi

    Como aluna do CBES- Turma FB 24, fico feliz em ter ao meu lado pessoas tão capacitadas que a cada dia me ajudam a melhorar não só meus conhecimentos teóricos mais também visões da vida que só os mais experientes pode nos passar. Porque a vida é assim, um eterno aprendizado principalmente nesta globalização que vivemos. O mais importante é querer, ter força de vontade pra buscar os nossos objetivos. Hoje, não basta ser eficiente temos que ser eficazes, capacitados somos, então por que não agarrar as oportunidades da vida e fazer com amor:
    “Fazer por amor, é fazer por prazer. E fazer por Prazer é fazer por lazer”.

    Muito Obrigada!

    Natalia

  30. Paula Cristina Gissoni Meira

    Atividade escolar solicitada na última aula do CBES Fisioterapia do trabalho Turma 24 .

    Bom…como se preparar diante um mercado tão globalizado…Acredito que vc deva sempre estar em contato com profissionais de diversas areas e que estejam a mais tempo no mercado, pois sim, eles tem muitoooo o que falar…Sem contar estar sempre lendo atualidades, estudando…enfim, não ficar parada, esperando que algo caia no seu colo…E logico, subindo sempre um degrau de cada vez sem nunca pisar em ninguem…pois isso sim é ser competitivo!

    Parabens pelo blog!! Textos muito legais!!

    Bom fim de semana!

  31. Aline Mari Mazzali Pessoa Martins

    Atividade escolar solicitada na aula do CBES – FB 24.
    Realmente, nos dias de hoje, onde o mercado é cada vez mais exigente e competitivo, não basta ser apenas eficiente e competente. Também é preciso ser eficaz, dinâmico e criativo. Buscar e agregar conhecimentos sempre, para que sejamos pessoas e profissionais melhores; que sejam reconhecidos não só pela excelência do serviço prestado, mas também pelo caráter e ética, afim de que não sejamos apenas discípulos mas, tenhamos discípulos. E, como você mencionou, estar preparado para que Deus alargue nossas fronteiras (aliás, excelente livro A Oração de Jabes!).
    Parabéns pelo Blog! Artigos bem interessantes!
    Bom fim de semana!
    Aline Mazzali

  32. Vanessa Doretto Macorini

    Atividade escolar solicitada na aula do CBES – FB 24

    Vivemos num mundo de oportunidades diárias, o q nos falta muitas vezes é atenção e percepção para serem aproveitadas. Se conseguirmos ser pessoas eficientes, eficazes, competentes e competitivas seremos completas e preparadas para superar cada obstáculo, principamente, a concorrencia presente em todos os aspectos de nossas vidas. A globalização mundial é positiva, pois nos força a obtermos cada vez mais conhecimento especifico e generalizado, não permitindo a acomodação profissional, o que causa a deficiencia ao ser humano.
    Parabéns pelo Blog…

  33. Ligia Marchesoni

    CBES- Fisioterapia do Trabalho – Turma 24
    Primeiramente quero lhe parabenizar não só pelo Blog, mas pelo seu emprenho e esforço em estimular e despertar nas pessoas o que elas tem de melhor, como a criatividade, a vontade e o querer se tornarem melhores. Parabéns, e tenha certeza que você é umas das poucas pessoas que fazem toda a diferença quando cruza nosso caminho.
    Como você mesmo disse no primeiro parágrafo, as pessoas têm o péssimo hábito de pedir a Deus que lhes tragam isto e aquilo, que lhes dê isto e aquilo mais, mas muitas vezes se esquecem de que primeiramente elas devem fazer por merecer, ou seja, elas têm que ir atrás, se esforçarem, se prepararem. O mundo e as sociedades passaram por diversas transformações e nos dias de hoje o que vemos é que as pessoas estão cada vez se preparando mais e melhor e não há mais lugar para aqueles que não agem da mesma forma. O mercado de trabalho quer profissionais prontos e não esperar que eles acordem e decidam dar o melhor de si. Não há mais desculpa para cometerem erros, pois no mercado de trabalho o erro significa falta de preparo. Se você se da o luxo de errar perdera seu emprego e sempre haverá alguém que estará mais apto a ocupar seu cargo, seja ele qual for.
    Saber; Ousar; Querer; Calar. Esta ai três palavras que dizem tudo… Para ousar, precisamos saber. Para querer, precisamos ousar. Precisamos querer para possuir império. Para reinar, precisamos manter silêncio. . : .

  34. Patricia Simon Carvalho

    Atividade escolar solicitada na última aula do CBES – Fisioterapia do Trabalho: turma 24.

    O mercado de trabalho exige cada vez mais profissionais que apresentam uma ou mais formações específicas, apresentando também noções sobre outros assuntos. Hoje, não basta fazer as coisas certas (eficácia) é necessário faze com que as coisas certas sejam realizadas da maneira certa (eficiência). Assim como, não basta ser competente, é preciso parecer competente: atitudes tomadas, ao longo da carreira, ficam gravadas, de forma positiva ou não, na mente das pessoas.
    Nos dias atuais, o mercado exige que o profissional seja inovador, que faça parte da solução e não do problema.

    Parabéns pelo Blog…

  35. Selma Nazário Vicente

    Fiz duas faculdades ao mesmo tempo, iniciando com 17 anos…..hoje quase 20 anos após esse início, venho descobrir que em tudo nessa vida temos que ter metas e que devemos fazer uso de tudo que sabemos e que a cada dia temos que ser ainda melhores….em tudo…..Devemos ser sempre eficientes para que a meta da eficácia almejada seja sempre atingida. No mundo moderno a concorrência prevalece e ai para eu competir preciso estar altamente capacitada para ganhar. Então hoje minha meta e ser cada dia mais competente para competir com eficácia e ser a cada dia mais eficiente. Meu grande objetivo é ser perito em tudo que faço. Pois o mercado de trabalho dehoje exige profissionais totalmente peritos……

    Grande abraço e obrigado pela bagagem que nos cedeu……

  36. Selma Nazário Vicente

    Fiz o comentário acima e esqueci de dizer que foi solicitado na última aula do CBES em SP, Turma Fisioterapia do Trabalho, turma XXIV.
    Muito Obrigado.

  37. Daniela Rocha Dias

    CBES- SP – FB 24
    Hoje sem dúvida o mundo globalizado exige mais de todos nós, temos que ser bons, os melhores, em tudo oq fazemos para garantirmos nossa posição no merdado de trabalho.
    Para isso temos que sempre reciclar nossos conhecimentos, trocar experiências e estarmos abertos a novos desafios.
    Ser eficiente, eficaz, competente e competitivo. Abraçar a causa e sempre lutar com ética e humildade por aquilo que almejamos, tombos teremos, mas superar os obstáculos é a grande vitória.
    Não desistir jamais, sem antes tentar tudo que está ao seu alcance, pois o mundo de hoje nos obrigada a sermos competitivos e mostrar nossa competência a cada dia.
    Quero deixar aqui meus parabéns ao Prof. Zen, que de sua forma amigável e esclarecedora nos ensinou muito.
    Que nosso Senhor esteja sempre convosco, e que em nome dele sempre haja bençãos em sua vida!

    Fique com Deus!

    Obrigada

    Daniela Dias

  38. Glaucia Helena Gonçalves - fisio do trabalho

    (Aluna CBES-Fisioterapia do trabalho-Turma 24)

    Mais uma vez gostaria de parabenizar o prof. Milton Zen não só pela sua competência, mas especialmente por fazer a diferença. Por buscar despertar nas pessoas reflexões internas, por tentar abrir os olhos das pessoas que o cercam.

    Em relação ao artigo… penso que sem dúvida, o mercado tem exigido profissionais cada vez mais qualificados e acredito que a situação tende a se sofisticar ainda mais nos próximos anos. Em respota a isso, a saída é se adaptar e procurar atender a estas expectativas procurando estar sempre sintonia com as novidades referentes a nossa profissão sem perder a ética e a moral.

    Abraços!

    Glaucia

  39. Ana Cristina Signori

    CBES – FISIOTERAPIA DO TRABALHO – TURMA 24

    Atualmente, com o mercado globalizado, extremamente exigente e competitivo, quem estiver mais preparado e qualificado, terá maiores chances de manter sua posição no mercado de trabalho.
    A busca por novos conhecimentos devem ser constantes, com intuito de aprimoramento profissional e pessoal, porque não basta ser um profissional competente, eficiente e eficaz, é necessário que que seja também competitivo, não esquecendo da humildade, ética e moral.

    Professor Zen, quero parabenizá-lo por sua excelente didática e profissionalismo. Tenha certeza de que realmente fez a diferença, nos trazendo muito conhecimento e insentivo.

    Obrigada,

    Ana Cristina.

  40. Meiridiany Garcia de Castro

    CBES – Fisioterapia do Trabalho (turma 24)

    Com um mercado cada vez mais competitivo, as exigências se tornam maiores, para tanto, é fundamental a procura pela qualificação profissional, aliada é claro à muita determinação e perseverança na busca por aquilo que se almeja. Além disso, acho de extrema importância que a pessoa apresente algum diferencial, que seja dedicada e também humilde para aceitar e aprender com seus erros. Outro fator que acho essencial, é acreditar sempre no poder de Deus e na realização de seus sonhos.

    Abraço e obrigada pelos ensinamentos.

  41. Amanda

    CBES – Fisioterapia do Trabalho (turma 24)

    Em um mundo globalizado de competição acirrada, é fato que precisamos sempre estar reciclando nossos conhecimentos, e buscando novas qualificações para “tentar” se destacar no mercado de trabalho, ou seja, ser eficiente, ser produtivo, tentar fazer mais com o mínimo de recursos possíveis, para assim poder conseguir a eficácia, ou seja, fazer as coisas certas, obter o resultado certo.

    Segundo Peter Drucker: “eficiência é fazer as coisas de maneira correta, eficácia são as coisas certas. O resultado depende de fazer as coisas certas”.

    Para finalizar, acho que quando temos força de vontade, bom caráter, humildade, e acreditamos no poder de Deus, você tem consegue ter tudo aquilo o que você quer. (“As coisas acontecem no tempo de Deus e não no tempo do Homen”).

    Parabéns pelo blog.
    Abraço!
    Amanda

  42. Gisleine Bedendo

    Atividade escolar solicitada na aula do CBES Fisioterapia do trabalho Turma 24 .

    Muito bom o texto. Me fez enxergar as diferenças entre estas palavras que em um primeiro momento nos parecem tão iguais: eficiência e eficácia. E, principalmente, interrelacionando-as com competência e compeititvo nos faz pensar no que queremos, e, o que estamos fazendo para que isso aconteça realmente. Como concretizar, é o mais difícil.

    Acredito que procurando novas fontes de informação, muito estudo, capacitação já vamos adquirindo meios para alcançar esse diferencial. Porém não só isso. Acredito que nada como a convivência e relacionamento humano, sensibilidade e Deus em nossos corações. Sem Ele, nada é possível.

    Gostei muito do blog em geral e também da sua forma como atua em sala de aula. Foi uma das melhores aulas que já tive na pós.

    Obrigada.

    Gisleine Bedendo

  43. Roberta M. B. Canelas

    Atividade Pós-graduação – Fisioterapia do Trabalho – Turma 24

    Adorei o texto, muito bom. Ele realmente nos mostra o que o mercado de trabalho está querendo e esperando de nós, que sejamos completos…eficientes, eficazes, competitivos e competentes. Hoje nesse mundo globalizado, muitas mudanças estão e continuarão ocorrendo no mercado e para isso devemos estar preparados para enfrentar os desafios, obstáculos e as mudanças. Se formos completos e tivermos amor ao próximo e a si mesmo, juntamente com dedicação conseguiremos alcançar nossos objetivos e nosso sucesso.

    Parabéns profº Zen pelo blog e pela aula apresentada na pós.

    Obrigada.

    Abraços,

    Roberta

  44. Robert Wagner

    Atividade solicitada em aula- 24ª Turma CBES- Fisioterapia do Trabalho.
    Caro prof. Milton.
    Falar sobre como ser competente e competitivo e eficaz e eficiente neste mundo altamente competitivo é ter a possibilidade e a vontade mudar constantemente. Busquemos o exemplo da natureza. A cada geração as sementes passam por um processo chamado variabilidade genética ou seja, as próximas geraçoes estarão mais adptadas e resistentes a um possível ataque de pragas e doenças hostis. Quando o Homem clona alguma semente, deixa de existir naquele momento, o aprimoramento genético, logo torna-se mais sucetível a moléstias e a planta torna-se mais vulnerável. È preciso tomar cuidado com o “estado de conforto profissional”, se reinventando todos os dias,com amor,alegria e determinação. Forte Abraço
    Parabéns pelo Blog, pela Aula,pelo Conhecimento.
    Obrigado Seu aluno Robert

  45. Viviane Matheus Gallego

    A oração no começo me mostrou que é sempre bom acreditar e ter fé em Deus, sempre é bom orar e pedir que Deus nos acompanhe, nos proteja e nos mostre caminhos bons nessa vida. Porém é de nossa obrigação além de pedir e ter fé….. lutar e ir atras dos nossos objetivos, não é só porque oro e tenho fé que as coisas vão aparecer em minha porta, ou que empresas e empregos irão bater me ofertando vagas e oportunidades. Temos que ir atrás, lutar, buscar conhecimentos, ser eficazes e traçar objetivo com a força e fé em Deus. Acredito muito que uma pessoa que é boa, ter conehcimento mas não busca a Deus e comparando com aquela que também é boa o sufieciente tem conhecimentos e busca a Deus sempre, agradecendo-o e louvando-o se dará melhor na vida, pois aí sim Deus fara maravilhar e mostrará caminhos.

    É isso…. confiar em Deus, buscar caminhos traçando objetivos e ter conhecimentos!

  46. Viviane Matheus Gallego

    Atividade solicitada em aula/ CBES FT 24

    A oração no começo me mostrou que é sempre bom acreditar e ter fé em Deus, sempre é bom orar e pedir que Deus nos acompanhe, nos proteja e nos mostre caminhos bons nessa vida. Porém é de nossa obrigação além de pedir e ter fé….. lutar e ir atras dos nossos objetivos, não é só porque oro e tenho fé que as coisas vão aparecer em minha porta, ou que empresas e empregos irão bater me ofertando vagas e oportunidades. Temos que ir atrás, lutar, buscar conhecimentos, ser eficazes e traçar objetivo com a força e fé em Deus. Acredito muito que uma pessoa que é boa, ter conehcimento mas não busca a Deus e comparando com aquela que também é boa o sufieciente tem conhecimentos e busca a Deus sempre, agradecendo-o e louvando-o se dará melhor na vida, pois aí sim Deus fara maravilhar e mostrará caminhos.

    É isso…. confiar em Deus, buscar caminhos traçando objetivos e ter conhecimentos!

  47. Maríllia Danielle Gomes de Sousa CBES FB 24

    Prof. Zen,
    O texto acima só intera o que eu absorvi na aula de Gestão, que me foi muito proveitosa e de excelente qualidade. Ser eficiente demosntrando eficácia e competência, suplantando as adversidades da competitividade com habilidade nas açoes concretas é fundamental para o fisioterapeuta que atua ou pretende atuar com ergonomia nas empresas. O mercado de trabalho competitivo e a globalização exigem esse predicados dos profissionais que buscam alcançar os objetivos/resultados previstos com sucesso.
    Parabéns pelo blog! Obrigado pelas “dicas”
    Sucesso!

  48. KATIA NOBREGA PERES

    Sou aluna do curso de fisioterapia do trabalho CBES- FB 24, sinto-me lisongeada pelas aulas maravilhosas que tivemos.
    No mundo atual ser eficiente, eficaz, competente e competitivo faz parte do profissional da globalização. Conhecimento adquirido é valor agregado. Sempre devemos evoluir através do desenvolvimento de nossas capacidades.
    Esforços constantes – metas- resultados = SUCESSO!

  49. Tiago Marcos Bertozo Parolo

    CBES – Fisioterapia do Trabalho XXIV – São Paulo

    Em um mundo cada vez mais competitivo devemos sempre estar atento as mudanças que nele ocorrem e sempre estar atualizados a elas, nesse caso sempre na busca pelo conhecimento para melhor interagirmos com essa evolução. Quanto mais conhecimento adquirirmos maior será a visão do campo a ser explorado, assim sendo maior será o leque de ferramentas que poderemos utilizar, sempre tendo em pensamento que devemos fazer o que amamos e da maneira mais correta possivel para que nada nem ninguem se prejudiquem com nossas ações.

    Grande abraço!

  50. Lisliê Corrêa

    CBES- FISIOTERAPIA DO TRABALHO….

    COMO NÃO SER COMPETITIVO NOS DIAS DE HOJE…. EM UM MUNDO ONDE A CONCORRÊNCIA ESTÁ CADA VEZ MAIOR É IMPOSSÍVEL NÃO COMPETIR…. MAS PARA ISSO PRECISAMOS SER MUITO COMPETENTES NO Q FAZEMOS, SER CADA VEZ MAIS EXIGENTES CONSIGO MESMO, BUSCAR SE APROFUNDAR CADA VEZ MAIS, ESTAR SEMPRE ATUALIZADO, E PRONTO PARA QUALQUER OPORTUNIDADE….. SENDO ASSIM, SEREMOS SEMPRE EFICIENTES E EFICAZES, POIS TEREMOS MAIS CONHECIMENTOS E MELHORES RESULTADOS NO Q ESTIVERMOS NOS EMPENHANDO….

    ABRAÇOS E PARABÉS PELO BLOG…

  51. Tatiana Pires Camargo Albano

    Analisando e refletindo sobre esses conceitos temos a ideia que devemos por em pratica todos eles, tanto na nossa vida profissional como pessoal “nao é facil” mas temo0s que ter fé que iremos conseguir!

  52. Tatiana Pires Camargo Albano

    Aluna do CBES fisio do trabalho 24

  53. Adriana Akemi Yamada

    Fisioterapia do Trabalho – turma FT XXIV – São Paulo

    Durante a graduação muitos de nós (fisioterapeutas) não tivemos aula específica e nem sequer uma noção de como administrar nossa carreira. Hoje algumas universidades incluem em sua carga horária alguma disciplina ligada à gestão em fisioterapia, ainda assim saímos para o mercado de trabalho com pouco conhecimento nessa área. Ao deparar-se com um mercado tão competitivo muitos ficam perdidos, se decepcionam e desistem por não saber nem ao menos por onde começar, por não saber como fazer para ter um retorno do que foi investido em sua formação. Após a aula do professor Milton, acredito que consegui me orientar melhor e ver que é possível construir uma boa carreira desde que se tenha amor (por si, profissão e ao próximo), organização, planejamento e todos os conceitos relacionados no artigo: eficiência, eficácia, competência, capacidade para competir e principalmente capacidade para adquirir mais conhecimento, ética, respeito e honestidade.

  54. Paulo Fernando de lima Filipe

    Fisioterapia do Trabalho – turma FT XXIV – São Paulo

    No mundo globalizado em que vivemos a eficiência e eficácia é de suma importância. Com um mercado de trabalho cada dia mais competitivo e exigente é fundamental investir em seu auto-desenvolvimento através de leitura, cursos, palestras. Preocupado com esta competitividade e buscando uma melhor colocação no mercado é que busquei me especializar.

  55. Tathiana Gonçalves de Lima

    Fisioterapia do Trabalho – turma FT XXIV – São Paulo

    A globalização cobra uma postura mais ousada do profissional hoje em dia. Necessitamos sim ser eficientes e eficazes, mas para conseguirmos tais qualidades, precisamos planejar. É preciso focar uma meta, mas acima de tudo planejar todo caminho que nos levará a alcançar o objetivo, facilitando assim lidar com as dificuldades e determinar onde possamos melhorar. A competência só é possivel quando se faz algo com amor, com dedicação… Quem ama se dedica, quem se dedica estuda, e este conhecimento poderá fazera diferença. Quanto a competitividade, acredito que ela é um fator que nos impulsiona a buscar sempre mais. E isso é muito positivo para o mercado de trabalho, mas principalmente para nós enquanto seres humanos. Porém a competitividade está ligada aos nossos valores pessoais. Precisamos ter sempre em mente que precisamos buscar sempre conhecimento, ser extremamente criativos, para oferecer ao nosso cliente o melhor serviço, a um preço justo para com este e para com os colegas de profissão. Ser profissional é ter conciência que se todos fizermos nosso melhor de maneira ética e eficaz, a nossa classe profissional será reconhecida como deve.

    Um grande abraço, e parabéns pelo blog

    Tathiana Lima (mamãe)

  56. Daniella Inocente da Cunha

    Fisioterapia do Trabalho – Turma FB XXIV – São Paulo

    Hoje só há espaço para profissionais completos. Para nos tornarmos completos se faz necessário um bom preparo e para estar preparado temos nos dedicar para que quando a oportunidade surgir sejamos: Eficientes, Eficazes, Competentes, Competitivos e Capazes de concluir com qualidade além do que nos propomos a fazer e surpreender com grandes resultados.
    “Tudo” nos foi dado… porém vale ressaltar que temos que fazer uso com saberia!
    Atenciosamente.

    Dra. Daniella Inocente FT

  57. Aline Chan

    O profissional eficiente e competente deve estar adaptado a mudanças, com uma cosmovisão multidisciplinar, motivado em desempenhar suas tarefas com êxito. Respeitando a Deus, ao próximo, a moralidade e a ética.

    Até mais professor!!!

    Dra. Aline Chan
    Pós graduanda em FB – CBES _ turma xxiv

  58. edgar de Menezes Palheiro

    Atualmente com a globalização, buscamos através do conhecimento constante sermos cada vez mais capacitados e principalmente competentes, desta forma, teremos grandes chances de vencer este mercado competitivo do momento. Ser eficiente não que dizer que seja ao mesmo tempo um profissional eficaz, talvez seja esta a principal dificuldade. Não devemos somente pensar nestes conceitos em nossas carreiras, mas também levar para nossas vidas para tonarmos pessoas completas, respeitando sempre o próximo e realizando nossas funções na sociedade com honestidade e principalmente amor.
    Obrigado
    Abraços
    Edgar

  59. Marissa Turquetto

    Durante a leitura desse artigo pude perceber o quão ampla é sua aplicabilidade.
    Se pararmos pra refletir um pouco geralmente tentamos aplicar a eficiencia, a eficácia e a competitividade para nos tornarmos mais capacitados, produtivos e bem sucedido em nossas vidas profissionais. Porém, nem sempre paramos pra perceber que buscando tudo isso para nosso desenvolvimento profissional, as vezes negligenciamos partes de nossas vidas afetiva e social, como passar mais tempo com a família, amigos e aprofundar a fé. Assim,nesse mundo globalizado que vivemos, cada vez mais esses setores de nossa vidas vão ficando menos priorizados e deixamos de ser eficientes, eficazes e completos, mesmo com toda a facilidade de recursos que temos.
    Portanto, esse artigo ressaltou para mim que preciso ser mais competitiva e eficiente ao administrar minha vida e desenvolvimento profissional associada e não menos priorizada á minha vida familiar e social, me tornando mais capaz, bem sucedida e completa.

  60. Marissa Turquetto

    Marissa, Pós Graduanda em Fisio do Trabalho – CBES – Turma XXIV

  61. Fernanda Braga Vaz da Silva- FB 24 CBES

    Durante toda a faculdade aprendemos a nos preparar com uma grande quantidade de conhecimento e sempre que somos colocados a prova tentamos explicitar tudo o que aprendemos da forma mais ampla possível a fim de mostrar nosso amplo conhecimento, mas diante da competição acirrada do mundo globalizado, nós fisioterapeutas saímos da graduação extremamente despreparados, pois apesar de competentes e eficientes, na maioria das vezes não sabemos ser diretos, versáteis e utilizar o menor número de recursos para conseguir o resultado esperado.
    Ainda temos que aprender na prática a sermos eficazes para não perder nossa fatia no mercado.

    Obrigada por nos mostrar esse caminho!
    Abraços.

  62. Giuliana Alves Mesquita Lucente

    Aluna CBES – turma FB 24 São Paulo

    Mesmo o mercado atual sendo globalizado, existem empresas que ainda valorizam a competência dos funcionários para realização de atividades cotidianas da mesma forma que era feito antigamente. Essa valorização reside no fato do individuo competente realizar as tarefas de forma eficiente e eficaz, gerando com isso vantagens competitivas para a organização. O que quero dizer é que mesmo em ambientes de mercados distintos, a postura das empresas continua a mesma, isto é, continuam na busca por profissionais que consigam aplicar de forma pratica o conhecimento adquirido no ambiente educacional.

    Abraços.

  63. Marta de Mesquita Silva

    Muito bem colocada a descrição de um profissional de sucesso!
    Ao me perguntar se estou seguindo este caminho, acredito que estou tentando. Quanto à eficiência e eficácia, tento alcançá-las superando as expectativas daqueles que aguardam meus resultados.
    Minha competência é, por enquanto, resultante de meus conhecimentos técnicos, dedicação e bom-senso; já que experiência me falta. Quanto à competitividade, faço o meu melhor com o coração e espero que dê certo.
    Assim, acredito que para sucesso no mundo globalizado devo desenvolver estas características.
    Acredito que devo me concentrar mais no que o mundo espera e precisa de mim como profissional, aprimorar constantemente meus conhecimentos técnicos e aproveitar ao máximo das experiências e oportunidades, acompanhar o crescimento de mercado mundial e concorrência para menter-me na “corrida” e, até, inovar.
    Sempre manter bons relacionamentos e ética.
    Se eu estiver no caminho certo… espero vencer!

× Converse no WhatsApp
New Sense Safety Tênis a prova de choque