New Sense Safety Tênis a prova de choque
oferecimento
Esqueci minha senha

Gestão Estratégica de Negócios

Paulo Walter

 

DICAS PARA MELHORAR SEU CV E ARRANJAR UM NOVO TRABALHO EM 2008

- 08/01/2008

Quer começar 2008 com um novo emprego? Quer encontrar aquele trabalho com um belo BIG (Benefícios, Interessante e … Grana)?

monteeuse 750x120

Então comece dando uma melhorada no seu CURRICULUM VITAE, o famoso CV.

Imagine que você tem as qualificações perfeitas para uma posição anunciada on-line. Sua formação, experiência e conjunto de habilidades são ideais para a tal posição. Você não está nem sobre nem sub-qualificado. Está na medida. O trabalho é seu, basta pegá-lo. Ou não?

Há uma possibilidade de que você não seja sequer chamado para uma entrevista.
No mundo de hoje dirigido pela tecnologia, você pode ser considerado um candidato não qualificado mesmo que você seja.
A razão? Na maioria das empresas de porte e nas de recrutamento on-line os responsáveis pelos processos seletivos não lêem cada uma dsa páginas que lhes chegam as centenas (as vezes milhares) para preenchimento das vagas. Elas se utilizam de um software chamado Applicant Tracking Systems (ATS), que pode ser traduzido para Sistema Buscador de Pretendente. Com essa ferramenta automatizaram o processo de aplicação para recrutadores e pessoal dos recursos humanos.

Como funciona?
Você submete seu “resumo” on-line. Ao receber o upload do seu CV, o sistema imediatamente extrai as informações, verifica se a informação extraída é exata, e para terminar então faz uma série de perguntas relacionadas às posições que você está procurando.
Toda a informação entra então em uma base de dados, permitindo que os recrutadores procurem por candidatos ideais. Os Recrutadores incorporam critérios de busca, e a base de dados produz uma lista dos candidatos que batem com os critérios.

Para aumentar suas probabilidades de ser encontrado por recrutadores, você necessita desenvolver um resumo que seja alinhado com o conjunto de critérios que eles adotam. Para fazer isto, você necessita compreender e desenvolver um resumo rico em palavras-chaves.

Palavras Chaves?
As palavras chaves são, geralmente, os substantivos que identificam a experiência, as habilidades e as qualificações relevantes para uma determinada indústria, uma profissão ou uma posição específica. Embora as palavras chaves possam também incluir vocabulário “business” e verbos, a maioria das palavras chaves é de substantivos. Os exemplos incluem: O vice-presidente de vendas, gerente de desenvolvimento de mercado em telecomunicações, diretor financeiro, UNIX, SQL, gestão integrada de logística, gerência da contas a pagar, análise financeira e reporting, gerência territorial de vendas, gerência de contas, MBA, gerência de negócios… e por aí vai.

Obviamente seu CV já contem palavras chaves para as posições passadas e desejadas, as suas habilidades, a instrução formal e as outras informações que contam um pouco da sua história. A pergunta é, estão ali incluídas as palavras chaves corretas?
Para aumentar suas chances de sucesso quando se aplicam as ferramentas selecionadoras automatizadas, use as seguintes dicas:
Reveja o anúncio da vaga com relação às palavras chaves. No título da vaga e no seu resumo está a lista de maior relevância com a maioria das palavras chaves que o empregador ou recrutador usará para filtrar logo de cara. Evite criar um resumo genérico, daqueles que a gente submete a tantos empregadores quantos seja possível. Para cada posição alvo um resumo específico que contenha as palavras chaves apropriadas ou seu resumo pode não ser encontrado nunca.
Verifique outros anúncios com posições similares. Enriqueça sua lista de palavras chaves lendo anúncios para oportunidades similares que você deve incorporar em seu CV e em cartas de apresentação.
Faça uma lista de toda a experiência e qualificações que são relevantes à posição. Isto inclui habilidades, jargão da indústria, acrônimos, sociedades e associações e assim por diante. Qualquer palavra que você anote que se sobreponha com outras já encontradas nos anúncios deve definitivamente ser incluída.
Saturação de Palavras Chaves. Incorpore tantas palavras chaves quanto possíveis em seu resumo. Quanto mais palavras chaves você agrega, melhores são suas possibilidades de ser “marcado” pelo software. Inclua as palavras em todo o seu resumo, onde apropriado. Uma boa dica é incluir no seu CV uma seção para as “habilidades”. Nesta seção você pode colocar tantas palavras chaves quanto você necessite para descrever suas habilidades e qualificações.
Atualize seu CV freqüentemente. Os Recrutadores podem incluir em sua busca a data de quando seu resumo foi submetido. CVs mais recentes são uma indicação que você está procurando ativamente uma posição nova. Se você submeteu seu resumo há meses, pode-se supor que você já não está procurando por emprego. Atualizar seu resumo freqüentemente é tão simples quanto submetê-lo novamente, seja para atualizar informações, seja para dar uma simples redigitada no seu nome e fazendo o “Update” ou apertando a tecla “submeter”.

Para mais e melhores resultados, siga estas dicas e incorpore palavras chaves estratégicas em toda a extensão do seu resumo, cartas de apresentação, e outras formas de divulgação pessoal em sites.

Um lembrete importante. Tome cuidado… se você adicionar palavras chaves que não refletem exatamente suas qualificações, você será removido da pesquisa em consideração e das posições potenciais futuras.

Finalmente, a melhor maneira de aumentar sua visibilidade é fazer seu “trabalho de casa” sobre os tipos de posições em que você está interessado e “costurar” adequadamente seu resumo de modo que todas as palavras chaves essenciais sejam incorporadas. Use as sugestões acima para criar um resumo bem costurado, e você aumentará as possibilidades de ser observado por um recrutador… e abrindo a porta às entrevistas e a seu próximo trabalho.

New Sense Safety Tênis a prova de choque
Publicado por: Paulo Walter

Nenhum comentário ainda


× Converse no WhatsApp