CityPubli 750 x 120
oferecimento
Esqueci minha senha
Avatar photo

Gestão Estratégica de Negócios

Paulo Walter

 

O primeiro dia a gente nunca esquece

- 28/11/2016

O calor de março de 1970, naquela segunda-feira, beirava aí os 35 graus na quela manhã. Do alto dos meus quatorze anos, a vida parecia começar por aqueles dias. Estava ganhando o mundo. Bom, pelo menos estava indo estudar num lugar distante mais de 20 kilometros da minha casa.

In-Haus 750x120

O 261 – Marechal Hermes/Praça XV, estava cheio mas não tinha ninguém em pé. Depois que passara em frente a praça principal de Marechal, em frente a estação do mesmo nome, o ônibus parecia mais lento. A ansiedade me fazia olhar só para o muro da estrada de ferro  da Central do Brasil, que passava a nossa direita. Muro feio, cinzento, chapiscado mal cuidado, com buracos pequenos aqui e ali. Nada de pichações esdruxulas ou cartazes de shows de pagode ou axé music como qualquer parede que se ofereça hoje. Ali, naquele trecho, nem frases contra a ditadura militar havia. Só o chapiscado feio.

A avenida, em pista dupla e larga, de um lado casas e do outro o muro da via férrea, era a borda final de um bairro planejado. O terceiro do Brasil e o segundo do Rio de Janeiro, alguém me contaria depois. As casas eram grandes, com escadinha de três ou quatro degraus na frente, pé direito alto, estilosas, espaçadas entre si. Muitas árvores, frondosas, no meio da avenida, nas calçadas largas e entre as casas. Bem diferente da aridez e feiura proletária do conjunto residencial onde eu morava.

Por três anos eu passaria ali, naquela avenida, vindo a pé depois de descer do trem, ou saltando do onibus bem em frente ao portão principal. Todos os dias, de segunda a sexta – e alguns sábados e domingos, para chegar na minha escola.

A Visconde de Mauá era conhecida como uma excelente escola, a referencia do subúrbio carioca, passagem garantida para uma carreira na área técnica, de tanta carência de profissionais de nível médio naqueles tempos. Chegar ali não fora difícil. O primário e ginásio no ensino público de então era de boa qualidade. O concurso não foi concorrido porque a opção eletrônica metia medo na meninada da época. Estudar em escola técnica e ainda por cima com especialização em eletrônica? Coisa pra gênio ou maluco. Ou os dois. Nem tanto.

In-haus 650x380
Publicado por: Paulo Walter

Nenhum comentário ainda


× Converse no WhatsApp
In-Haus 750x120