oferecimento
Esqueci minha senha

Gestão Estratégica de Negócios

Paulo Walter

 

Desmitificando o MTBF

- 27/11/2010

Explicação do Mauro, um especialista no assunto, é muito boa e direta.

Num comentário sobre post que coloquei a respeito do MTBF, uma boa informação de agrega:

“sou especialista em MPT. e o conceito é claro quanto am mtbf e mttr. MTBF ( tempo médio só será possivel se – houverem mais que uma falha no processo. não se deve medir produtividade por varios fatores ex: máquina com baixo rendimento / redução de velocidade etc..) devemos atentar quando realmente a maquina ou equipamento parou de funcionar ( ex: parou10:00______________retorno(16:00hs). somando-se 4 horas de parada. até ai vc não possui base para cálculo pois necessita que ocorra outra falha que gere outra parada; Continuando o raciocínio, digamos que a máquina parou novamente ‘as 20horas e retornou as 22: horas( total de 2 horas ) soma-se as paradas e se divide por 2; vamos ao cálculo: 4 horas de parada + 2 horas de parada = 6 horas/2 (nº de patradas )( MTBF=3); resumo: meu MTBF neste dia foi de 3 horas pois ocorreram 6 horas de paradas relazionadas a 2 paradas; simples assim…”

Qualquer duvida, fale direto com ele: Mauro – siqueira-carneiro@hotmail.com

Abraços

New Sense Safety Tênis a prova de choque
Publicado por: Paulo Walter

3 Comentários


  1. Roberto - Editora Quantum

    Olá,
    Gostaríamos de receber o e-mail para contato do dono do site ou responsável pela área comercial/marketing para enviar uma oferta de conteúdo e produtos gratuitos para os usuários de seu site. E também, remuneração que ajudará o seu site a ter retorno financeiro e aumentar suas visitas. Favor enviar o e-mail de resposta para: roberto@editoraquantum.com.br
    Atenciosamente,
    Roberto Lion Motta

    Editora Quantum – Revista VendaMais, InvestMais e Liderança
    http://www.editoraquantum.com.br

  2. Carlos Eugênio Laurent

    O nobre colega especialista em MPT cometeu um equívoco no cálculo do MTBF. A forma de cálculo que ele apresentou é na verdade do MTTR.

  3. Henrique Kierdeika

    Prezados, sei que há algum tempo não atualizaram essas informações, trabalho em uma empresa que utiliza o sistema Toyota de Produção na engenharia de confiabilidade, e vejo que possui o MTBF e MTTR, porém vejo que não há uma certa “lei” para esta, onde no Brasil, não é aplicado, porém estou com muitas dúvidas sobre o assunto.

    1ª – Qual o modo certo de calcular o MTBF de acordo com o que o Mauro citou no post deste? Pois, onde trabalho é feito desta maneira, porém mensalmente.

    2ª – Não consigo saber como é calculado o MTTR, pois digamos que temos que avaliar somente a hora em que a falha ou quebra (no meu caso) atrapalhou a produção ou o tempo gasto total? Pois se meu equipamento não trabalha no domingo e no sábado até uma determinada hora (14 por ex.) e houve uma falha no Sáb. as 12 e começei a manutenção as 12 conforme a quebra e finalizei às 12 do domingo, conta-se como 24H de MTTR ou somente 2H?

    Aguardo respostas e parabéns à todos!!!

× Converse no WhatsApp
New Sense Safety Tênis a prova de choque