monteeuse 750x120
oferecimento
Esqueci minha senha
Avatar photo

Gestão Estratégica de Negócios

Paulo Walter

 

Custos de Manutenção sobem em 2010

- 06/05/2010

A pesquisa CUSTOS NA MANUTENÇÃO, feita recentemente pelo site www.indicadoresdemanutencao.com.br, indica que em 2010 os Custos de Manutenção em Relação ao Faturamento – CMRF, subiram para 7,3% ante um índice de 6,8% em 2009.Muiitas explicações para este aumento podem ser dadas, mas a principal é que em 2009 a manutenção nas empresas foi cortada a  niveis não antes experimentados nos ultimos dez anos. O faturamento das empresas tambem caiu em 2009, mas os cortes das verbas para manutenção dos ativos foi proporcionalmente mais profunda ainda.
Outros fatores podem estar contribuindo para este aumento como a retomada de gastos com treinamento de pessoal e a necessidade de se recuperar a condição dos equipamentos e instalações que ficaram a ver navios durante a crise de 18 meses, de meados de 2008 ao fim de 2009.

In-Haus 750x120

Nos indices apurados, na mesma pesquisa, observa-se que as empresas reduziram seus quadros de profissionais no ano passado e agora estão tendo que pagar melhores salários para terem de volta os profisisonais que se foram e são disputados por um mercado em alta. E como a disponibilidade dos ativos está sendo mais exigida neste ano de retomada do crescimento, há muito mais trabalho para a Manutenção dar conta.

Os custos de terceirização tambem subiram, afetados pelos mesmos fatores relativos a profissionais qualificados, mas tambem por aspectos de um aperto fiscalizatorio sobre processos de contratação de serviços frágeis. Afinal, qualidade e confiabilidade tem preço sim.

A pesquisa tambem aponta um fator que, para quem trabalha com indicadores, não chega a ser uma novidade: as empresas mais competitivas, com melhor gestão, gastam menos com manutenção do que aquelas que não investem na organização da atividade e em processos mais engenheirados.

O relatório completo sobre este importante pesquisa estará disponivel para o publico a partir da semana que vem.

Abraços

Paulo Walter

In-haus 650x380
Publicado por: Paulo Walter

Nenhum comentário ainda


× Converse no WhatsApp
In-Haus 750x120