oferecimento
Esqueci minha senha

Gestão Estratégica de Negócios

Paulo Walter

 

Custo de Manutenção no Planejamento Estratégico

- 30/05/2009

Aproveitando o gancho da pesquisa que estamos fazendo no site www.indicadoresdemanutencao.com.br e o comentário do nosso amigo Carlos Sajorato, da BOSCH, vamos falar sobre essa questão do planejamento em relação a custos. Ele pergunta qual a maneira correta de planejar os custos de manutenção? Devo utilizar o histórico de custos do ano anterior? Existe algum índice global que define isto?

Dois indices podem ser utlizados: o primeiro é o Custo Total de Manutenção em Relação ao Faturamento e o segundo é o Custo Total de Manutenção em Relação ao Custo de Produção (ou Operação, no caso de facilities e outros).

Prefiro o segundo, mas os financeiros das empresas preferem o primeiro. E a maioria das empresas não gosta de informar o segundo índice, pois aí está o “pulo do gato”.

A referencia de custos praticados em periodos anteriores é sim uma boa referencia, mas de preferencia comparados a niveis de produção particados nos mesmos periodos.

Em meus trabalhos de Auditoria da Manutenção em diversas empresas tenho encontrado muitas oportunidades de se melhorar a gestão e seus resultados, e sempre há muito a fazer na área de custos e orçamentos.

Através do site www.indicadoresdemanutencao.com.br temos levantados muitas informações sobre o desempenho das empresas e é interessante observar que para as empresas mais competitivas, o que importa não é comparar-se com a média de mercado, mas sim com as tres ou quatro empresas que são as lideres em seus segmentos.

Mas, obviamente, antes de ver o que praticam as outras empresas, é preciso construir seu proprio banco de informações. Antes de pensar em igualar e ou superar os outros, é preciso conhecer e superar a si mesmo.

Abraços

Paulo Walter 
paulo.walter@manutencao.net

Publicado por: Paulo Walter

Nenhum comentário ainda


× Converse no WhatsApp