New Sense Safety Tênis a prova de choque
oferecimento
Esqueci minha senha

Gestão Estratégica de Negócios

Paulo Walter

 

COMO OBTER E GERENCIAR INDICADORES CONFIÁVEIS?

- 27/05/2008

Recebo diariamente uma quantidade enorme de emails solicitando ajuda e ou questionando assuntos do dia a dia da manutenção. São perguntas e solicitações de dicas sobre ar condicionado, TPM, manutenção de aparelhos hospitalares, custos, gestão de materiais, fórmula e tratamento de back-log, indicação de cursos, manutenção de pontes rolantes, comissionamento de subestações, implantação de software, benchmarking de gestão de instrumentação, trabalhos em altura, etc., etc.
A maioria deles encaminho para a nossa extensa rede de contatos. Até porque não tenho conhecimento de tudo e minha função é dar asas ao nosso network.
Mas quando o assunto é INDICADOR, faço questão de responder pessoalmente.
Essa semana recebi dois emails que achei muito exemplificadores. Já os respondi diretamente, mas trago o assunto aqui para o nosso Blog porque tenho certeza que se aplicam a muita gente que nos acompanha diariamente aqui neste espaço.
Vamos aos e.mails:
EMAIL 1
Ola!
Trabalho como supervisor de manutenção de uma grande empresa, eu gostaria de alguma idéias se poder me ajudar,
Tenho que analisar os custos diariamente e precisaria envolver os manutentores, para eles se conscientizarem para economizar sem deixar de dar o atendimento necessário as maquinas.
Eu precisaria algum tipo de gráfico ou de uma maneira fácil de entender e analisar o custo diário.
Eu tenho ainda outros assuntos a perguntar, mas por enquanto seria esta.
Aguardo de alguma maneira alguma resposta.
Geraldo

New Sense Safety Tênis a prova de choque

E.mail 2
Olá,
Estou implantando o PCM na empresa faz 1 ano, muitas conquistas já obtive, porém não está engrenado ainda. Utilizamos o software Data Sul EMS para gerenciar a manutenção, mas as ordens de serviço são no papel que são imputadas pelo pessoal aqui do PCM. São mais de 1000 ordens de serviço a serem digitadas por mês e meu problema é que dentro destas 1000 os manutencionistas não levam a sério, são preenchidas muitas vezes sem as informações necessárias, deixando meus indicadores não muito confiáveis. Estou preparando uma apresentação sobre o trabalho do PCM, para informar mais a sua importância, gostaria de receber sugestões para conscientização do pessoal que fornece as informações e modos que eles possam ver as mudanças.
Grato pela atenção.
Eduardo

Fora os aspectos particulares a cada empresa, a palavra chave para ambos amigos que nos contactaram é MOTIVAÇÃO.
Há muito papel? Há.
Há problema com administração do tempo? Sim.
A lista é grande.
Há como resolver? Claro que sim. Só que aqui não tenho como detalhar.
Vou direto ao ponto X.
Se não sei para que serve, não me interessa.
Para as empresas acima (e talvez a sua) há que se fazer um trabalho mostrando as conseqüências (boas e ruins) do controle do trabalho.
PCM significa Planejamento e Controle da Manutenção. Sem entrar no mérito do Planejamento, aqui neste caso, sem controle não chegamos aos indicadores. Sem indicadores não gerenciamos. E se não gerenciamos somos passageiros e não condutores da nave mãe.
A dica é: conscientize através do envolvimento. E para isso é preciso mostrar aonde se quer chegar.
Abraços

New Sense Safety Tênis a prova de choque
Publicado por: Paulo Walter

Nenhum comentário ainda


× Converse no WhatsApp
New Sense Safety Tênis a prova de choque