In-Haus 750x120
oferecimento
Esqueci minha senha
Avatar photo

Gestão Estratégica de Negócios

Paulo Walter

 

Com a crise instalada, a conta não fecha. No que a Manutenção pode contribuir?

- 06/06/2016

PIB em queda, recessão, e pior, depressão na economia. O ritmo da economia cai e a previsão do Banco Central é que vai continuar sendo essa a situação em 2017.

In-Haus 750x120

As empresas passam por sensível queda das vendas e, com margens mais apertadas, têm que refazer os cálculos para ver se a conta fecha. É hora de apertar o cinto. Resta às empresas rediscutir as estratégias financeira e operacional, bem como rever os processos. Reestruturação é a palavra de ordem.

Veja que ociosidade na industria é a maior desde 2002

Como a coisa tá preta pelo lado da receita, é fundamental buscar a redução de custos. Mas nem sempre cortes são tão simples e, se mal executados, podem afetar a competitividade empresarial. A redução de custos precisa ser feita de forma racional e saudável.

E na hora de cortar despesas, todo centavo economizado é bem vindo.

Segundo estudo recente da empresa de consultoria KPMG, o potencial de redução por linha de custos tem endereço certo em uma lista de 15 categorias: telefonia com até 22%; material de escritório com 12%; manutenção predial com 10%; manutenção industrial, conservação, portaria e vigilância e MRO (Manutenção, Reparos e Operações) com 7%.

As pesquisas dos últimos anos sobre CUSTOS NA MANUTENÇÃO, do site www.indicadoresdegestao.com, mostram que em anos de recessão, o Custo de Manutenção em relação ao faturamento sobe. Isso se explica por que o faturamento muitas vezes cai mais do que aquilo que é possível diminuir no custo da área.

Muitas empresas, na ânsia de melhorar os resultados, não faz um planejamento estratégico e orçamentário integrado a um programa de redução de custos, indo pelo caminho das ações isoladas.

Rever contratos, adequar as equipes, trabalhar em parceria com os fornecedores, cada ação pode resultar em boas contribuições. Afinal , todos queremos estar vivos no ano que vem.

Abraços

Paulo Walter
paulo.walter@manutencao.net
tel.: 21 997315454

TECNOFINK 20 ANOS

In-haus 650x380
Publicado por: Paulo Walter

Nenhum comentário ainda


× Converse no WhatsApp
In-Haus 750x120