CityPubli 750 x 120
oferecimento
Esqueci minha senha
Avatar photo

Gestão Estratégica de Negócios

Paulo Walter

 

CERTIFICAÇÃO INTERNACIONAL EM LUBRIFICAÇÃO

- 12/05/2008

Falando sobre o EUROMAINTENANCE 2008 (Bruxelas – Abril de 2008), vi muita coisa interessante.
Como todo mundo da nossa área sabe, em termos de aplicação técnica, se voce não tem um bom plano de lubrificação, sua manutenção mecanica deve estar devendo (e muito). Cerca de 75% dos problemas mecanicos estão relacionados a fluidos. Seja por contaminação, falta de lubrificante, lubrificante inadequado ou má aplicação.
E onde vai parar a conta quando incluimos desperdicios, vazamentos, descartes incorretos?
Então lubrificação é coisa séria? Seriissima.
É tão séria que já existem órgãos certificadores internacionais para a área de lubrificação.
Lá em Bruxelas entrevistei a Susy James, uma brasileira que mora na Austrália, responsável por uma das áreas do ICML – Conselho Internacional para Lubrificação de Maquinário (www.lubecouncil.org), uma organização sem vínculos comerciais ou fins lucrativos, fundada para facilitar o crescimento e desenvolvimento de lubrificação de maquinaria enquanto campo técnico.
A Susy, que mora na Austrália já fazem 19 anos, me contou que entre suas várias atividades, o ICML oferece exames de certificação das habilidades de profissionais trabalhando nos campos de monitoramento de condições da máquina, lubrificação e análise de óleos lubrificantes.

In-Haus 750x120

Com sede nos EUA, mas com escritórios em vários paíse, ICML é uma organização independente, com quadro de pessoal consistindo de profissionais pagos e voluntários.

Muitas empresas com atuação mundial estão utilizando os padrões propostos pelo ICML e seus serviços de certificaçào. Tudo na linha de incremento da CONFIABILIDADE em termos de lubrificação.

Vale a pena dar uma olhada no site (tem informações em portugues) e atualizar conhecimentos sobre o tema.
Em breve, aqui no site, vamos trazer a entrevista completa feita em vídeo.

Abraços

In-haus 650x380
Publicado por: Paulo Walter

1 Comentário


  1. Consultoria Ambiente

    Concordo: um plano de lubrificação já garante um bom percentual da sua operação sem problemas. E o que tenho observado é que na manutenção e lubrificação de maquinaria, até hoje, tem sido dada uma importância relativa ao controle microbiológico de fluidos hidráulicos e lubrificantes, em geral.
    Embora na literatura haja razoável conteúdo sobre o tema, ainda assim as empresas têm investido pouco no controle da deterioração dos fluidos por ação de fungos e bactérias.
    E esse controle é um poderoso indicador da saúde destes sistemas; minimiza custos por parada de operação e troca de fluidos que perdem suas características quando degradados.
    Nas suas pesquisas futuras sobre indicadores de manutenção, gostaria de sugerir um item sobre controle microbiológico de fluidos. Um abraço, Consultoria.Ambiente

× Converse no WhatsApp
CityPubli 750 x 120