In-Haus 750x120
oferecimento
Esqueci minha senha
Avatar photo

Gestão Estratégica de Negócios

Paulo Walter

 

Análise e Diagnóstico da Manutenção: as vantagens da classificação de custos na metodologia ABC

- 16/02/2016

A ADM – Análise e Diagnóstico da Manutenção é uma metodologia consagrada no mercado, extremamente útil para apoio a decisão na Gestão de Ativos.

In-Haus 750x120

O escopo básico de uma ADM cobre 12 aspectos fundamentais:
1- Alinhamento Organizacional
2- Efetividade e Confiabilidade
3- Custos e Orçamento
4- Planejamento e Sistemas de Informações Gerenciais
5- Qualidade, Segurança e Meio Ambiente
6- Relações Externas e Internas
7- Gestão de Pessoas
8- Logística e Suprimentos
9- Organização Interna (Estruturas funcionais, recursos)
10-Melhoria Contínua
11- Gestão de Riscos
12- Compliance

No aspecto Custo e Orçamento, dentre as várias informações e composição de dados a serem observados está a classificação que os custos sofrem em toda a empresa e não só na Manutenção. A metodologia ABC (Activity Based Cost) se encaixa como uma luva neste trabalho de análise e diagnóstico da Manutenção.

Para as empresas que já utilizam a metodologia ABC a abordagem é mais fácil e rápida. Mas mesmo aquelas que ainda não usam o ABC, ao fazer a análise e diagnóstico, se beneficiarão da visualização dos custos diferenciados onde a Manutenção pode se encaixar:
1 – Atividades de sustentação dos produtos, que são desempenhadas para dar suporte de produção para um determinado produto, por exemplo: especificação do produto, engenharia de processo, manutenção específica de máquina exclusiva, etc.;
2 – Atividades de sustentação do parque fabril, que são desempenhadas para dar suporte à produção dos produtos em geral, por exemplo: administração da fábrica, manutenção do prédio, etc.

Uma boa Análise e Diagnóstico da Manutenção, usando o ABC, pode identificar as fontes e as alocações de custo corretas, melhorar a visualização dos números das contas contábeis, apontar a validade dos KPIs em uso, etc.

Mas, um excelente subproduto da ADM, no que se refere a Custos, está em propiciar a base adequada para a abertura, e consequente controle, do Orçamento empresarial e da Manutenção em particular, propiciando decisões mais claras na estruturação (modelagem) da área, contratação de serviços, gestão de materiais e logística, projetos amplos de terceirização.

A metodologia ADM se aplica também à área de Facilities, onde as empresas estão cada vez mais atentas à relação Custo x Benefício.
Se tiver interesse neste tipo de trabalho, deixe seu comentário e ou entre em contato.

Não deixe de fazer seus comentários aqui no Linkedin para expandirmos a discussão sobre os bons temas em Gestão de Serviços.

Abraços

Paulo Walter
Consultor em Gestão de Serviços
paulo.roberto@limawalter.com.br
Twitter: @manutencaonet
http://www.facebook.com/manutencao.net
www.manutencao.net

Participe dos nossos grupos no Linkedin:
Manutenção e Gestão de Ativos
Facilities e Gestão de Serviços
COPIMAN

In-haus 650x380
Publicado por: Paulo Walter

Nenhum comentário ainda


× Converse no WhatsApp
In-Haus 750x120