In-Haus 750x120
oferecimento
Esqueci minha senha
Avatar photo

Gestão Estratégica de Negócios

Paulo Walter

 

A Norma ISO 55001 é para mim?

- 31/10/2022

Muita gente me pergunta se a Norma NBR ISO 55001 cabe ou é adequada ou tem algo a ver com a sua empresa. Esse é o tipo de duvida boa, pois se está questionando a questão estratégica da Gestão de Ativos.

CityPubli 750 x 120

Vivemos num mundo com tempos de mudanças intensas e rápidas. Piscou, o cachimbo cai.
Ser um bom gestor em tempo de indústria 4.0 , na nossa área e em todas as áreas, significa estar antenado.
O que está acontecendo agora, neste instante, no campo, na operação, nas entregas, nos indicadores, nos processos, vai sofrer, tem que sofrer mudanças, melhorias, inovações, amanhã mesmo. Senão o cachimbo cai.

Para responder a questão colocada no inicio deste texto, copio abaixo um trecho que tirei do site da ISO (International Standardization Organization) lá da Suíça.

A Norma ISO 55001 é para mim?

Todas organizações de utilização intensiva de ativos, públicas ou privadas, podem se beneficiar com a utilização da Norma ISO 55001. Em particular, as organizações que têm o objetivo de incrementar o valor dos seus ativos, ou organizações que assegurem a gestão de ativos que são propriedade do seu cliente, podem alavancar um sistema de gestão de ativos que esteja em conformidade com Normas Internacionais. Como exemplos destas organizações incluem-se:

  • Setores infraestruturais e industriais (energia – produção, transporte e distribuição, serviços de abastecimento de água e serviços de águas residuais, telecomunicações, caminhos de ferro, transportes urbanos…)
  • Serviços públicos apoiados em infraestruturas (aeroportos, hospitais, estradas…)
  • Todos os setores económicos cuja produção ou serviços sejam regulados por entidades governamentais
  • Indústrias de capital intensivo e empresas de grande valor acrescentado (mineração, petroquímicas, fábricas…)
  • Setor imobiliário (residencial, comercial, cultural…)
  • Empresas de serviços (software, consultoria, serviços profissionais…)”

É obvio e é muito comum que empresas se preparem e implantem toda a sistemática preconizada na ISO 55001 e nunca saiam em busca da certificação. A certificação serve apenas para mostrar aos de fora da empresa que tenho tal norma implantada e e está funcionando.

Vai de ISO 5501? Se voce for lembre-se que essa norma não mexe só com a Manutenção. Vai aqui mais um trecho que saquei lá do site da ISO, que mostra o quão abrangente e profundo o tema é e alcança.

“Quem deve estar envolvido?

A Gestão de Ativos é um assunto que envolve todos e que engloba concepção e desenvolvimento, gestão de contratos, aquisições, redes de fornecimento, operação, manutenção, marketing, relações públicas, serviços aos clientes, recursos humanos, gestão do risco, controlo de informação, saúde, segurança e ambiente, jurídicos, finanças, propriedade intelectual, entre outros. Um sistema de gestão de ativos proporciona o desenvolvimento de uma relação colaborativa e de envolvimento entre estas disciplinas.”

Gostou? Então deixe seu comentário e vamos ampliar a conversa.

Paulo Walter
https://www.linkedin.com/in/paulowalter/

In-haus 650x380
Publicado por: Paulo Walter

2 Comentários


  1. Davidson Pereira Cardoso

    Bom dia !
    Fiquei interessado

  2. Sergio de Siqueira

    Suponho que a certificação em si, já se trata de um grande desafio e com certeza envolve um desembolso. Então em princípio busque a adequação e com certeza já terá ganhos. Mas antes de tudo necessário ter um entendimento minimo.

× Converse no WhatsApp
monteeuse 750x120