New Sense Safety Tênis a prova de choque
oferecimento
Esqueci minha senha

Gestão Estratégica de Negócios

Paulo Walter

 

A Manutenção nas empresas precisa de Heróis ou de Profissionais?

- 09/12/2008

Em meus mais de 30 anos de trabalho, a maioria na manutenção e no chão de fábrica, enfrentei muitos desafios, crises e ciclos de euforia.

E sempre foi nos momentos mais agudos, diante dos grandes desafios ou crises, que vi surgirem as verdadeiras lideranças.

E, com o passar dos anos, observei que existiam dois tipos básicos de pessoas que se destacavam nesses momentos de dificuldades: Os heróis e os profissionais.

Todo mundo sabe que o líder é aquele que, na hora em que o bicho pega, faz A diferença.

Com o tempo a meu favor, pois para observar uma série longa é preciso dar tempo ao tempo, pude ver quais resultados uns e outros oferecem às suas empresas.

Heróis, na hora da dificuldade, apagam o incendio, desmontam as grandes arapucas, resolvem a parada, fazem o equipamento rodar quando todo mundo achava que já era. São capazes de colocar a técnica executiva como estado da arte. Algumas empresas acreditam não sobreviver sem essa pessoa “que sabe como resolver”. Em geral são reconhecidos com a frase “esse dá o sangue pela empresa”. Sua palavra chave é ação. Ou talvez reação. 

Já os Profissionais são aquele tipo de gente que parece ser feito de gelo. Tem tudo planejado, parecem ter sempre um plano B, não aceitam discutir o dia sem levar em consideração o ano. Seu trabalho é para um resultado do período, não do turno. Sua palavra chave é previsibilidade.

Diante de um enchente, uma catástrofe, como a atual de Santa Catarina, na primeira hora aparece o primeiro tipo. Há uma situação a ser resolvida. E muitas empresas e pessoas só estão vivas, não só em Santa Catarina mas em outros lugares com o mesmo tipo de história, porque tem seus heróis para fazer acontecer.

E Santa Catarina oferece aqui para o nosso tema, também o segundo tipo de personagem. Pois com a experiencia adquirida em enchentes anteriores, os profissionais fizeram um trabalho preventivo em suas instalações, permitindo mitigar ou mesmo eliminar o risco de ficar com seu maquinário embaixo d’agua. Isolaram área, aumentaram coberturas, subiram a altura de instalação de equipamentos nevrálgicos, tornaram móveis equipamentos antes fixados. Prepararam inclusive um belo sistema de monitoramento ambiental que avisa a todos dos riscos iminentes. E por isso, mesmo sendo um desastre pela força incrível da natureza, só não foi pior pelo preparo existente. Preparo para diminuir o prejuízo e para retomar o trabalho rapidamente.

Nas empresas líderes existem cada vez menos heróis. Pois com a profissionalização, com planejamento e índices, engenharia de manutenção, análise de falhas e riscos, qualificação de profissionais, trabalho organizado e em equipe precisam menos de heroismo.

Em trabalho recente de consultoria, numa das maiores empresas do Brasil na área de imprensa, fiz constar em minha auditoria que a empresa precisava de planos de contingencia. É preciso saber e formalizar quem faz o que quando algum problema de grande monta aparece para dar razão às estatísticas. Alguns heróis acharam desnecessário, mas a empresa não. Ainda bem.

Nada contra o esforço e a garra de nossa gente dedicada da manutenção, muito pelo contrário, mas se a cada evento ruim nada aprendemos, não ganhamos experiencia, apenas sofrimento.

Abraços

PW

Importante: Faça o Diagnóstico da sua manutenção gratuitamente acessando A&D e veja como está sua empresa em relação ao mercado.

Aproveite e participe da pesquisa sobre Segurança do Trabalho que está rolando no site www.indicadoresdemanutencao.com.br

Programe-se para a Manutenção 2009, em Março do ano que vem em Joinville.

New Sense Safety Tênis a prova de choque
Publicado por: Paulo Walter

2 Comentários


  1. Israel Ribeiro

    Caro Paulo

    Heróis de Manutenção nunca deixarão de existir, pois nos momentos emergenciais onde não foi planejado ou programado a experiência profissional será a solução.

    Mas as empresas tambem sabem que para terem sustentabilidade, deverão cada vez mais investir em seus colaboradores, como tambem deverão ter planos de contigência em utilidades básicas para seus negócios ex: energia, agua, ar comprimido, etc.

    abraços
    ISRAEL RIBEIRO

  2. Rubens Roberto Faria Garcia

    Caro amigo Paulo Walter,
    Tudo muito bom! Tudo muito bem!
    O olhar que colocamos sobre gestão e liderança, pessoal ou mesmo institucional, é extremamente simples, para que não sejamos nosso próprio carrasco.
    O lider “surfa na mesma crista da onda” com seus colaboradores, que podem ser clientes ou mesmo fornecedores, sendo que o sucesso em alcançar uma determinada meta, está intimamente ligado a tática e a estratégia adotadas especificamente, a luz dos objetivos permenente, com planejamento estratégico norteado com ações pró-ativas.
    Veja que algumas organizações podem ser identificada pelo olhar :
    A ABRAMAN tem cumprido brilhantemente seu papel de lider a frente da comunidade da manutenção. O CREA, com seus projetos de atualização profissional, tem liderado com destaque seu papel de lider na orientação ética e de cidadania dos seus engenheiros. A PETROBRAS comprometida com desenvolvimento tecnologico no Brasil tem marcado presença robusta em diferentes iniciativa do Governo Federa, PROMINF, por exemplo.
    Mas entendo que a manutencao.net, em diferentes formas, endógenas ou exogenas, poderia adotar postura de liderança entre os técnicos de manutrenção no que diz respeito suporte e apoio no desenvolvimento de soluções técnicas que possam melhorar a vida de todos.
    Veja a seguir um pequeno exemplo da falta de Liderança:
    Consultamos todos os fabricantes de selos mecanicos de alta presão a respeito de tolerancias de movimentação e balanceamento dos selos engenheirados, e todas as Normas API, ISO, ABNT a respeito de acabamento, perpendicularidade e concentricidade.
    Considerando a enorme dificuldade criamos PADRÕES ESPECIFICOS para os nossos equipamentos, em função das caracteristicas funcionais, projetos e processo, após 3000 HH de estudo e pesquiça.
    Assim, julgo que a manutencao.net pode se transformar em veiculo de sucesso de todos os técnicos através de participações inteligente.

    grato,garcia

× Converse no WhatsApp
monteeuse 750x120