oferecimento
Esqueci minha senha

Gestão Estratégica de Negócios

Paulo Walter

 

A Manutenção em Empresas de Varejo – 1

- 17/02/2009

Fiz hoje uma palestra no Instituto de Engenharia de São Paulo para o Grupo de Gestão de Manutenção de Empresas do Segmento de Varejo. Com apoio da ABRAMAN – Regional São Paulo, o grupo se reune há mais de dois anos para discutir e trocar ideias e experiencias sobre a manutenção numa área onde as regras de negócios são muito interessantes, com margens apertadas e muita cobrança de disponibilidade de lojas, espalhadas pelo Brasil.

CityPubli 750 x 120

Gerenciar a manutenção em 50, 100, 250 lojas dá muito que falar e fazer. Opa, se dá.

A palestra que fiz, versou sobre implantação de controles, indicadores, gestão de ativos em regime de crise e também falamos  sobre marketing digital, numa visão mais pessoal, profissional, mas com enfoque pessoal.

Foi muito bem gasta a minha manhã nesta cidade onde nada para, a não ser o transito.

A turma  presente, diversificada, mostrou-se particularmente interessada em discutir os indicadores que apresentei, fruto de pesquisas feitas pelo site www.indicadoresdemanutencao.com.br .

A manutenção predial, de infra-estrutura e facilities é hoje um grande negócio. Há toda uma multidão de empresas e profissionais que se dedicam diariamente a esse desafio. Há muito o que fazer no front, no campo de batalha, dos supermercados, lojas de conveniencia, lojas de departamentos, distribuidores de eletrodomésticos e perecíveis, shoppings, etc.

E há carencia de mão de obra, com crise e tudo.

O assunto é extenso e voltarei a falar nele nos próximos posts.

Uma informação: em Março vai acontecer o Primeiro Seminário Sobre Manutenção na Indústria de Varejo.
Mais detalhes voce encontra aqui mesmo no www.manutencao.net na área de eventos.

Abraços

Paulo Walter

Publicado por: Paulo Walter

8 Comentários


  1. Manoel Rodrigo Regolini

    Paulo,
    Sou Gerente de Manutenção das Lojas Riachuelo e participo do grupo de Facilities que menciona em seu post. Temos promovido neste grupo diversos encontros com profissionais com larga experiência em manutenção, assim como você, o que sem dúvida agrega muito a nossas atividades do dia-a-dia. Em sua palestra, apresentada com muita propriedade, percebemos o quanto o segmento do varejo ainda está carente de programas de manutenção. Bem verdade que os programas existem, mas tem se rendido os desafios da pulverização de nossas unidades, assim como pelo despreparo da mão de obra disponível ao nosso segmento. Foi pensando na equalização de nossas expectativas com o desenvolvimento do mercado de manutenção que desenvolvemos o Primeiro Seminário Sobre Manutenção na Indústria do Varejo, a se realizar em março (informações na área de eventos deste site ou na ABRAMAN).
    Um forte abraço.

  2. Jorge L. Videira

    Prezado Rodrigo, muito boa a ideia de um seminario sobre manutenção na industria de varejo. Nós como um dos grandes “players” neste mercado já há alguns anos e clientes como Grupo Pão de açucar, Zona Sul,Sendas, estamos a disposição patra colaborar.Ok
    Jorge L. Videira
    Assessor da Presidencia
    Alamo Engenharia S.A
    RJ, SP, ES, MG.
    Tel: 21 32359900 e 3235 9916

  3. Fabio Bacchin

    Caro Paulo,
    Ganhamos ontem uma manhã de muitas trocas de experiências, os assuntos abordados são de extrema relevância para o âmbito da manutenção predial. Vimos que o problema de qualificação de mão de obra é comum para todos e que existem muitas frentes para “atacar”. Percebemos que esta desqualificação vai desde a gestão até o técnico da ponta, enfim, temos muito a explorar para melhorar a manutenção do Brasil. Gostei muito da abordagem do Marketing Digital, afinal visibilidade é tudo!! Obrigado e um abraço.

  4. Osmar Barbetto

    Paulo,
    Como gestor de manutenção da rede de lojas das Casas Pernambucanas, venho primeiramente agradecer por ter aceitado nosso convite à palestra sobre o Tema “Apresentação da Manutenção” com abordagem na Implantação de controles, indicadores, gestão de ativos em regime de crise e marketing digital e, em segundo, dizer que a mesma foi muito enriquecedora e gratificante. Sabemos que temos muito a melhorar nestes encontros, portanto, são com palestras deste nível e, como a que foi apresentada pelo nosso colega Gessé Camargo ( Gestão de Facilities ) que podemos trocar experiências e conhecimentos para cada vez mais agregarmos melhorias aos nossos negocios, bem como competitividade neste mercado tão acirrado.
    Mais uma vez obrigado e esperamos contar sempre com a vossa presença.
    Um grande abraço.
    Osmar Barbetto

  5. Rafaela

    Paulo,

    Sou arquiteta, e gostaria de atuar na área de facilities residencial ( condominio), industrial e varejo.
    É possível me indicar alguma empresa ou grupo online que possam me ajudar ?

    Fico no agquardo.

    Muito obrigada !

    Rafaela Aquino
    arquiteta.aquino@gmail.com

  6. Eduardo

    Paulo,

    Gostaria de saber o e-mail do sr. Dalton Monteiro do grupo pão de açucar, para poder oferecer prestação de serviço em refrigeração, acabo de abrir a minha empresa e preciso de contatos, se você tiver mais algum contato para que eu possa oferecer os meus serviços eu te agradeço. moro na região dos lagos -rj.

    Fico no aguardo.

    Att,

    Eduardo
    e-mail smerefrigeracao@gmail.com

  7. Livia Bulha de Carvalho Baldo

    Boa tarde
    Sou compradora do GRUPO SBF (Centauro/Nike). Poderiam me incluir em grupos de facilities e manutenção para trocarmos experiencias e contatos de fornecedores?
    Grata

    • Paulo Walter

      Olá Livia,
      Por favor me passe um e.mail com a sua solicitação e terei prazer em inclui-la nos grupos que sejam de seu interesse.

      Sds

      Paulo Walter
      paulo.walter@manutencao.net

× Converse no WhatsApp
New Sense Safety Tênis a prova de choque