oferecimento
Esqueci minha senha

Gestão Estratégica de Negócios

Paulo Walter

 

A Manutenção e o Deus nos acuda

- 03/02/2012

Embora sempre localizada em lugar quase inacessível, no subsolo do prédio ou nos fundos da planta, a Manutenção não é uma ciência oculta.
As boas praticas de gestão de ativos são mais que conhecidas, e só nãos as utiliza, mesmo que parcialmente, aqueles que não querem ou não são habilitados para tal.
A internet cumpre hoje o papel de consultor universal, permitindo ao mais reles mortal o acesso total ao que há de mais moderno ou manjado em termos de técnicas, modelos, resultados, ferramentas, etc.
A teoria da Aldeia Global (Marshall McLuhan), está em plena realização, inclusive na Manutenção.
A única coisa que escapa a tanta tecnologia disponível, móvel, em tempo real, universal, democrática, é o fator “além”.
Para o tema “efeitos do imponderável”, na internet quase tudo é possível. Com alguns cliques do mouse tem-se a promessa de trazer a mulher amada, desgraçar a vida do chefe tirano, curar doenças e até enriquecer.
Uma busca no Google nos leva a encontrar centenas de sites dos mais diversos credos, garantindo canais diretos com os desencarnados, acesso a favores celestiais, redenção de pecados.
Tem de tudo: ofertas de orações, previsões de futuro, cura de doenças e até a prática de maldades de todos os tipos contra os desafetos. E tudo pode ser feito no conforto do teclado de seu computador, sem precisar deslocar-se a um terreiro ou igreja, templo ou consultório ocultista. Não é necessário passar pelo constrangimento de ser flagrado em alguma encruzilhada fazendo oferendas aos habitantes do além.
E para a Manutenção? O que há de disponível na WEB para resolver temas como a responsabilidade da área, o alcance de seu trabalho, as relações diretas e indiretas com segurança, meio ambiente, energia, sustentabilidade?
Ainda há pouco. Há um mercado inexplorado, quase virgem. Uma verdadeira oportunidade.
Os serviços mais pedidos nos sites “resolvedores” são trazer a pessoa amada (procurar profissional qualificado?) e praticar vingança contra desafetos (mandinga contra maus operadores?). Situações que exigem trabalhos na linha de magia negra por meio de rituais pesados.
Para o amor não correspondido (falha intermitente de equipamento?) pode ser necessário um trabalho de amarração por vodu.
Para muitos especialistas a web apenas retrata o que as pessoas são fora dela. Portanto, como há “charlatanismo” fora da rede, obviamente há também dentro dela e é lógico que existem os profissionais sérios, atuando de maneira honesta e correta na internet e na Manutenção, sendo assim injusto generalizar.

New Sense Safety Tênis a prova de choque

O comércio eletrônico da consultoria espiritual deve ser mesmo uma tendência de mercado. O que não sabemos ainda é sua aplicabilidade na Manutenção.
Uma boa oração substitui uma preventiva programada? Um “despacho” feito com fé melhora a disponibilidade das máquinas? Uma seção de “exorcismo” elimina as interrupções constantes da produção?
Pela internet ou fora dela – uma receita de verdade- é bom desconfiar de produtos ou serviços prestados, com facilidade e a comodidade excessivas. Seja no campo espiritual, seja na realidade da sua oficina, fique atento as modalidades de prestação de serviços “incomuns” e por que não dizer “bizarras” que surgem a cada dia.
No final das contas basta lembrar que não fazer o que precisa ser feito não se resolve com um “Deus nos ajude”.

New Sense Safety Tênis a prova de choque
Publicado por: Paulo Walter

2 Comentários


  1. Fernando Monteiro

    Prezado Sr. Paulo Walter,
    Em todo o tempo de vida na mautenção(30 anos), não consigo imaginar uma forma de esclarecer nossos clientes(todos Sem excessão), como diferenciar um profissional qualificado de um charlatão.
    Até empresas de seleção de pessoal comem bola.
    Então é sempre um “Deus nos ajude” e o profissional fica a mercê da fama alheia que lhe é atribuida indevidamente.
    O profissional foca seu desenvolvimento no conhecimento e aperfeiçoamento, enquanto o chalatão foca o marketing pessoal para conquistar clientes. Como bem sabemos, os clientes compram propaganda com facilidade por não terem espertise para distinguir o que lhes é oferecido.

  2. Reinaldo Schumann

    Todos sabem mais não custa lembrar, uma gestão bem feita da Manutenção, nos indica onde existem problemas e até podem nos antecipar problemas futuros e dar a receita de como evitá-los, mais somente a atuação em piso de fábrica e a aplicação da técnica adequada por mão de obra qualificada e experiente pode corrigir, sanar e prevenir os problemas dos equipamentos, processos e produtos, e implementar as melhorias necessárias ao aumento da rentabilidade, da disponibilidade e da confiabilidade.
    Só assim pode-se cumprir a verdadeira missão da manutenção.
    Abraços,

× Converse no WhatsApp
monteeuse 750x120