oferecimento
Esqueci minha senha

Blog Magzen

Milton Zen

 

A Felicidade no Ambiente do Trabalho

- 20/05/2009

Um bom ambiente no trabalho é muito importante para se alcançar metas empresariais. Entretanto, vivemos uma situação constante de mudança, que algumas vezes, deixa de produzir os resultados esperados.

New Sense Safety Tênis a prova de choque

Mudanças ocorrem a todo o momento, e a única coisa que podemos fazer diante delas é controlarmos nossa reação a elas. Um ambiente adequado no trabalho se constrói através da valorização e do respeito ao ser humano. Valorizar o ser humano, passa por uma situação de se desejar bom dia aos seus colaboradores antes de se dedicar integralmente as suas atividades, bem como reconhecer em público as boas qualidades dos funcionários.

Um ambiente feliz se constrói valorizando também as pequenas coisas que acontecem todos os dias. Comemorar sempre todas as vitórias, transformando-as em momentos de descontração e de convivência. Lembrar-se do aniversário de seu colaborador, cumprimentando-o e entregando uma pequena lembrança de felicidades. Exemplificando, uma simples carta de parabéns.

Todo ano, faço questão de comemorar meu aniversário com meus colegas de empresa e com meus familiares. Na empresa, já chegamos a ter a participação nesse momento de congraçamento de cerca de 150 pessoas. Iniciei essa comemoração na empresa em 1995 e desde então a venho repetindo. Muitos perguntam: Porquê gasto meu dinheiro dessa maneira na empresa? Acredito que já virou uma tradição. É um momento de alegria que muitos esperam, e questionam se teremos a reunião de confraternização.

Reuniões mensais com seus colaboradores onde sejam apresentados os resultados alcançados, bem como o que se espera para os próximos meses, são fundamentais para elevar o ânimo do grupo. Alocar no ambiente industrial, em áreas de lazer, mesas de ping-pong, de sinuca, de pebolin, além de mesas apropriadas para xadrez, dominó e truco, e se tiver espaço, redes para dormir nos intervalos de almoço e troca de turno, aumentamos os momentos de integração.

O ser humano merece ter no seu ambiente de trabalho situações semelhantes das que possui no seio familiar. Afinal, desempenha suas atividades na empresa durante 9 a 10 horas por dia. Isso significa que o trabalhador passa mais tempo trabalhando do que com sua família.

Por último gostaria de lembrar que é fundamental o amor entre as pessoas. Porém, amar sem demonstrar, deixa muito a desejar. Assim, diga aos trabalhadores que os ama, que sente orgulho deles e que é um prazer compartilhar com eles o mesmo espaço de trabalho. Mas, diga com o CORAÇÃO!

Milton Zen
www.magzen.eng.br

Publicado por: Milton Zen

8 Comentários


  1. Aline Mari Mazzali Pessoa Martins

    Aluna CBES – FB 24.
    Acredito que um ambiente de trabalho agradável, com uma equipe integrada contribui imensamente para que seu trabalho seja mais prazeiroso. Por exemplo, trabalho com uma equipe multidisciplinar (médicos, enfermeiras, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, motorista de ambulância, serviços gerais..) e, embora realizemos atividades diferentes no ambulatório, o ambiente é agradável porque temos um bom convívio. Para fortalecer essa relação, geralmente uma vez por mês nós fazemos um cafesão e, é um tempo super gostoso onde nós descontraímos, nos conhecemos mais, comemoramos aniversários..e, embora isso não interfira diretamente nas técnicas do enfermeiro, do médico ou do fisioterapeuta, fortalece a união da equipe como um todo, tanto como pessoa como profissional.
    Parabéns pela matéria!
    Aline Mazzali

  2. Tathiana Gonçalves de Lima

    Realmente os funcionários passam muito mais tempo no trabalho do que em suas casas. Tratar o funcionário com respeito e trazendo momentos de lazer para a empresa, faz com que ele trabalhe melhor, e principalmente incorpore o conceito de cuidar-se e cuidar do outro para seu lar e para a sociedade, tornando -se assim um ser humano melhor. Quanto as reuniões e feedback a respeito de seu trabalho e metas, além de proporcionar a chance de que este faça alterações que se façam necessárias, faz com que se sinta parte do processo de trabalho, compreendendo melhor seu valor, e isso certamente é muito positivo.

    Ótima matéria…

    Tathiana Lima

  3. Giuliana Alves Mesquita Lucente

    Aluna CBES- turma FB 24
    Em um ambiente de trabalho muitas vezes as atividades cotidianas são significativamente valorizadas, porém muitos se esquecem que quem realiza essas atividades são pessoas com necessidades sociais, muitas vezes não compreendidas pelos gestores organizacionais. Acredito que deva ser levado em conta que a promoção da integração social no ambiente de trabalho pode fazer com que a motivação desses individuos seja ampliada e, como consequência, uma melhor qualidade do resultado do trabalho desses individuos seja verificada, pois a motivação tem estreita relação com modos produtivos eficientes e eficazes.

× Converse no WhatsApp
New Sense Safety Tênis a prova de choque