monteeuse 750x120
oferecimento
Esqueci minha senha
Avatar photo

Gestão Estratégica de Negócios

Paulo Walter

 

4 ou 2% do Faturamento?

- 25/07/2008

Nossos trabalhos no mapeamento da manutenção estão indo de vento em popa.
A adesão de empresas de todo o Brasil só nos deixa cada vez mais animados.
E, à medida que avançamos, mais claro fica quais são as necessidades de nossos gestores.
Recebi o seguinte comentário, aqui no nosso Blog:
Professor, neste artigo o sr. cita que o custo da manutenção deve ser proximo a 4% do faturamento e o professor Tavares, em outro artigo, cita que o custo deve estar proximo a 2% da depreciação.
As minhas dúvidas são:
1. Estes valores são equivalentes?
2. Caso não sejam, qual indicador é mais utilizado mundialmente e no qual é no Brasil?
(Genivaldo Ramos)
Creio que o quer saber o nosso amigo Genivaldo é uma questão que interessa a muita gente espalhada por este imenso Brasil.
Genivaldo, sobre a pergunta 1, os indicadores são completamente diferentes (fórmulas absolutamente distintas) e servem para visões complementares. Os valores só podem ser diferentes.
Custo da manutenção pelo faturamento dá a informação de hoje, que pode não servir para uma estratégia de visão do longo prazo. E no custo em relação a depreciação do ativo, penso eu que trata-se de indicador mais voltado para estabelecimento de limitantes, já que neste sinalizador as questões contábeis e financeiras pesam muito.
Resumindo: o primeiro deve ser adotado só para efeito de comparação externa, com a indústria concorrente. O segundo, para consumo interno, na formatação da estratégia de longo prazo da gestão do ativo e a determinação do seu LCC (Life Cycle Cost ou Custo do Ciclo de Vida Útil).
E para a segunda pergunta, se bem entendi o que quer saber o Genivaldo, existem duas respostas:
Dentre os dois indicadores, de longe, o mais utilizado no Brasil é o do Custo de Manutenção pelo Faturamento. E mundo afora também.
Mas, o indicador mais importanmte na área de custos, e que vem sendo cada vez mais utilizado pelas empresas líderes no mundo todo, é o do Custo de Manutençào por Unidade Produzida. Este sim capaz de nos mostrar o quanto a manutenção pesa (ou não) na produção.
Ou seja, me interessa mais saber é quanto custa a manutenção por tonelada de chapa, por pneu ou carro, km rodado, leito de hospital, m3 de gás, passageiros transportados, milhas voadas, litros de refrigerante, etc., etc.
Abraços
Paulo Walter

monteeuse 750x120
In-haus 650x380
Publicado por: Paulo Walter

Nenhum comentário ainda


× Converse no WhatsApp
CityPubli 750 x 120