Manutenção.net Notícias

oferecimento
Esqueci minha senha

Revisão do Programa Brasileiro de Etiquetagem de Edificações é concluída

A revisão dos requisitos técnicos do Programa Brasileiro de Etiquetagem de Edificações, que levou dois anos de trabalho, está pronta para publicação da consulta pública. A revisão estabelece um novo método para classificar a eficiência energética de edificações no Brasil.
O novo modelo permite que o consumidor tenha uma ideia do consumo de energia previsto para a edificação, além de quantificar a economia gerada por medidas de eficiência energética. Para isso, foi preciso melhorar a precisão da estimativa do desempenho da edificação. Será possível também utilizar um método mais simples, como um checklist, para avaliar residências de alta eficiência de forma mais rápida e menos onerosa.
Este trabalho é fruto de um convênio entre a Eletrobras/Procel e o Centro Brasileiro de Eficiência Energética em Edificações da Universidade Federal de Santa Catarina. A Eletrobras/Procel investiu cerca de R$ 2 milhões por meio do Fundo de Desenvolvimento Tecnológico (FDT).
Participaram dessa revisão, além da Eletrobras e do Procel, o Inmetro e o Grupo de Trabalho de Edificações, um organismo multilateral composto pelos Ministérios de Minas e Energia; Planejamento, Orçamento e Gestão; Desenvolvimento, Indústria e Comércio; Integração Nacional; Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação; além de Procel, Conpet, Confea, IAB, CBIC e um representante de universidades brasileiras.
A Secretaria Técnica (ST) de Edificações, braço técnico do GT Edificações, também participou da revisão. A ST de Edificações é formada pela Eletrobras/Procel, Inmetro, UFRN, UFPel, UNB, UFRJ, UFC, UFSC, UFPA, UFV, UFAL, UFF, Unicamp, PUC-PR, UFMG e UFMS.
Fonte: Procel Info
Publicado por: Manutenção .NET

Nenhum comentário ainda