Manutenção.net Notícias

oferecimento
Esqueci minha senha

Militar da FAB conquista certificação internacional para realizar ações de eficiência energética

Notícias, Notícias - 19/09/2017

O Gestor de Energia do Destacamento de Infraestrutura (DT-INFRA) da Ala 8, em Manaus (AM), Tenente egenheiro Luís Eduardo Rocha Nepomuceno, busca alternativas para aumentar a eficiência energética da FAB e da unidade na qual trabalha.
Com isso, o militar aprofundou-se no tema, participou de cursos e foi aprovado em um exame internacional de eficiência energética.
O engenheiro conta que a certificação mencionada é creditada por órgãos internacionais em medição e verificação de desempenho de ações de eficiência energética. “A Association of Energy Engineers, em cooperação com a Efficiency Valuation Organization, estabeleceu o programa Certificado de Medição e Verificação Profissional com o duplo propósito de reconhecer os profissionais mais qualificados nessa área crescente do setor de energia e aumentar os padrões profissionais gerais dentro do campo de Medição e Verificação”, explica.
Com a aprovação, o Tenente Nepomuceno se tornou o primeiro militar da FAB a conquistar a Certificação Internacional de Profissional em Medição e Verificação (CMVP) e um dos poucos brasileiros com essa distinção. Isso porque, atualmente, no País há apenas 157 profissionais certificados.
Vale destacar que a certificação torna o gestor capaz de desenvolver projetos sustentáveis da FAB dentro dos padrões estabelecidos e mais propício para aprovação, como também é requisito para análise e assinatura das propostas de projetos em concessionárias brasileiras.
A certificação conferida ao militar vem como instrumento estratégico, pois dará mais agilidades aos projetos e ações da FAB focados na sustentabilidade.
A Portaria N° 607/GC3, publicada em abril deste ano, trata da consti tuição da Comissão de Implantação do Sistema de Geração de Energia no Comando da Aeronáutica. O documento é voltado, entre outras atividades, para desenvolvimento de usinas de geração de energia baseadas em fontes primárias renováveis.

Resultados dos projetos de eficiência energética da Ala 8

– Revisão de nove unidades consumidoras de alta-tensão, com redução de 38% do valor pago nas contas de energia;
– Processo de modernização (retrofit) do sistema de iluminação do prédio da Ala 8, com lâmpadas LED, e o retrofit do sistema de climatização;
– Palestras para o efetivo de conscientização do uso racional da energia elétrica, com aplicações de metas de redução do consumo em 20%.

Projetos Futuros

A Ala 8 ainda tem outros projetos em desenvolvimento:
– Migração para o Mercado Livre de Energia, que possibilita ao consumidor escolher seus fornecedores de energia, exercendo o direito à portabilidade da conta de luz.
– Revitalização da rede de média tensão, optando por rede de distribuição compacta.
– Adoção de um sistema de monitoramento e controle remoto de todas as instalações, haja vista a implantação do Sistema de Gestão de Energia (SGE).
– Estudo da viabilidade para construção de uma Subestação de 69kV, com potência de 5MVA, para garanti a da qualidade da energia e sua confiabilidade, com a unificação de todas as unidades de alta-tensão, resultando na economia de gastos com energia elétrica e diesel.
– Estudo da viabilidade para construção de uma miniusina solar fotovoltaica, de 1MWp, conectada à rede de concessionária, para produção de parte da própria energia consumida.

 

Fonte: Procel Info

Publicado por: Nicolas Lesnau

Nenhum comentário ainda