Manutenção.net Notícias

oferecimento
Esqueci minha senha

Indústria 4.0 ou IV Revolução industrial – Coisas que você deve saber

Artigos, Notícias, Notícias - 19/09/2017

A nova palavra de ordem para a combinação da indústria e Internet é Indústria 4.0. É uma nova abordagem para alcançar resultados que não eram possíveis há 10 anos graças aos avanços na tecnologia ao longo da última década. Alguns também podem dizer que é na verdade a quarta revolução industrial.

Fábricas inteligentes, vão estar no centro da Indústria 4.0, A evolução na cadeia de abastecimento e nas linhas de produção através de tecnologias de informação e comunicação terá um nível maior de automação e digitalização. Máquinas vão utilizar a auto otimização, autoconfiguração e até mesmo a inteligência artificial para completar tarefas complexas, a fim de entregar eficiência e bens ou serviços de maior qualidade.

Pense sobre o que a revolução industrial fez e você terá uma ideia do tipo de mudança em larga escala que está tomando conta do setor industrial.

A primeira revolução industrial ocorreu no século 19, movendo o trabalho da agricultura para à produção da fábrica. A segunda correu entre 1850 e a I Guerra Mundial e começou com a introdução do aço, culminando com a eletrificação precoce de fábricas e o início da produção em massa. A terceira revolução industrial, se refere à introdução da tecnologia digital, que teve lugar a partir do final dos anos 1950 para a década de 1970.

A quarta, então, é a transição para digitalização e envolve três partes fundamentais:

– A Internet das coisas e sistemas ciber-físicos, tais como sensores que têm a capacidade de recolher dados que podem ser utilizados pelos fabricantes e produtores.

– Os avanços no processamento e análises de grandes quantidades de dados (big data) podem produzir ações colocadas em prática rapidamente.

– Infraestrutura de comunicações segura.

 

O governo alemão tem investindo milhões de Euros para incentivar pesquisas visando informatizar a indústria de transformação, sem a necessidade de envolvimento humano. Nos Estados Unidos existe a Smart Manufacturing Leadership Coalition (SMLC), uma organização, sem fins lucrativos, composta de fabricantes, fornecedores, empresas de tecnologia, agências governamentais, universidades e laboratórios com o objetivo comum de fazer avançar a maneira de pensar da Indústria 4.0.

A fórmula de algumas grandes empresas para a internet industrial, começa com grande capacidade de processamento de dados (big data), para adicionar a Internet das coisas (equipamentos, produtos, fábricas, cadeias de abastecimento etc.), o conhecimento tecnológico em torno de análise e concluir com maior eficiência das indústrias onde o equipamento ou os clientes estão no centro do negócio.

O objetivo é construir uma plataforma de fabricação aberta, inteligente para aplicações de informações industriais. A esperança é que ela acabará por permitir que as empresas de fabricação de todos os tamanhos possam obter acesso fácil e acessível para modelagem e tecnologias analíticas que podem ser personalizadas para atender às suas necessidades.

Indústria 4.0 é uma área onde a Internet das coisas juntamente de sistemas ciber-físicos parece desempenhar um grande papel graças ao grande volume de sensores, processadores, softwares utilizados para alimentar as informações e agregar valor aos processos de fabricação.

 

Escrito por Ricardo Vieira do Amaral.

Referência: Artigo de Jamie Hinks na Future Tech.

Publicado por: Nicolas Lesnau

Nenhum comentário ainda