Thyssenkrupp inicia uso de AI para manutenção de elevadores no Brasil

Fabricante traz solução global para manutenção preditiva no País. Conheça mais detalhes sobre o projeto

Notícias - 12/04/2018

A fabricante alemã de elevadores thyssenkrupp anunciou nesta terça-feira (10/4) a chegada da sua solução tecnológica de manutenção preditiva ao Brasil. Agora, clientes brasileiros poderão contar com suporte da plataforma MAX, criada em parceria com a Microsoft, que utiliza tecnologias emergentes, como inteligência artificial (AI), internet das coisas (IoT) e realidade aumentada, para aumentar a eficiência dos serviços de elevadores.

Com a solução – principal projeto de transformação digital da companhia no mundo -, a empresa calcula redução de metade do tempo atual que os elevadores ficam fora de operação, aumentando significativamente a disponibilidade e a eficiência de transporte nas cidades. O serviço também amplia as alternativas e a comunicação com os técnicos de manutenção, a partir do uso do HoloLens, dispositivo de realidade mista da Microsoft (mais detalhes abaixo).

“Com a solução, conseguimos identificar que, em até três semanas, se não tiver troca de equipamento ou ajuste, determinada porta vai falhar”, comentou Sérgio Cardoso, vice-presidente mundial de operações da thyssenkrupp Elevator, durante evento de lançamento realizado no centro de inovação da Microsoft, em São Paulo.

Mais do que uma simples ferramenta de monitoramento, o foco é trazer elevadores para a era digital. “É um projeto de digitalização para transformar a indústria”, define Cardoso.

Paula Bellizia, presidente da Microsoft Brasil, destaca que o projeto faz parte das iniciativas de IoT da companhia a nível global, área que terá US$ 5 bilhões de investimentos no setor nos próximos quatro anos. “Isso tudo é só o começo”, disse.

A executiva lembra também que a plataforma vai ao encontro da principal missão da Microsoft: empoderar pessoas e organizações para fazer e conquistar mais com tecnologias. “Esse projeto prova que tecnologia é o meio. O poder não está na tecnologia em si, mas com o que se faz com ela. É uma honra poder participar.”

Disponível em : http://computerworld.com.br/thyssenkrupp-inicia-uso-de-ai-para-manutencao-de-elevadores-no-brasil

Publicado por: Manutenção .NET