Manutenção.net Notícias

oferecimento
Esqueci minha senha

FIERGS prepara incentivos ao uso de energia solar por empresas do Rio Grande do Sul

A Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS), a ENGIE e a WEG preparam o lançamento do Programa Indústria Solar no estado do Rio Grande do Sul a partir de setembro.

O termo de cooperação foi assinado durante o 2º Fórum de Geração Distribuída de Energia com Fontes Renováveis, que aconteceu na Sede da FIERGS nesta quarta-feira, 15/08, reunindo especialistas para debater os cenários e as oportunidades do segmento no estado.

“Os termos do Programa Indústria Solar RS ainda estão sendo negociados, mas, a exemplo do que já acontece nos estados de Santa Catarina e Mato Grosso, onde ele já está em operação, também no Rio Grande do Sul o Programa ofertará sistemas fotovoltaicos com descontos e condições facilitadas de financiamento”, explica Rodrigo Kimura, presidente da ENGIE Geração Solar Distribuída, que atua em parceria com a WEG no fornecimento dos equipamentos e contratações do Programa.

O Programa Indústria Solar oferece modelos padronizados de geradores fotovoltaicos que, dessa forma, podem ser ofertados às indústrias associadas a custos mais reduzidos.

“A fórmula prevê a aproximação dos valores entre o que é economizado na fatura da energia elétrica com o que a indústria irá pagar na parcela do financiamento, gerando assim pouco ou nenhum impacto no fluxo de caixa da empresa”, conclui.

Ao investir em um sistema fotovoltaico e na autogeração, o empresário chega a economizar até 96% no valor da fatura de energia. “Ao final, quando tiver quitado o empréstimo, a empresa terá a energia praticamente de graça, já que o custo de manutenção das placas é baixo, restringindo-se à limpeza e manutenção das estruturas”, complementa.

Conforme dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), o Brasil conta hoje com 35.939 usinas de geração distribuída, sendo 99% delas de fonte solar. O Rio Grande do Sul é o terceiro no ranking dos estados, com 4.267 unidades instaladas.

O Programa Indústria Solar deverá estimular ainda mais o desenvolvimento da energia solar fotovoltaica no estado, a exemplo do que já vem fazendo em Santa Catarina onde foi lançado de modo pioneiro pela Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC) em novembro de 2017 e, em apenas oito meses conquistou a inscrição de 663 empresas e mais de 2000 pessoas físicas. O programa também oferecerá sistemas residenciais com descontos para os industriários que trabalham nas empresas conveniadas.

A iniciativa é liderada pelas empresas ENGIE e WEG, mas tanto em Santa Catarina como nos outros estados são credenciadas empresas parceiras para as áreas de instalação e prestação de serviços.

Disponível em: https://www.ambienteenergia.com.br/index.php/2018/08/fiergs-prepara-incentivos-ao-uso-de-energia-solar-por-empresas-rio-grande-sul/34561

Publicado por: Manutenção .NET

Nenhum comentário ainda


Converse no WhatsApp