Manutenção.net Notícias

oferecimento
Esqueci minha senha

Cemig moderniza iluminação do arquivo público mineiro

Minas Gerais

Notícias - 19/11/2018

Com o objetivo de modernizar a sede do Arquivo Público Mineiro (APM) e garantir mais segurança à instituição cultural, a Cemig está substituindo a iluminação dos prédios onde estão localizados documentos que datam do século 18. A iniciativa faz parte do Programa Energia Inteligente da companhia e consiste na substituição de 612 lâmpadas obsoletas por lâmpadas com a tecnologia LED, que devem trazer, ainda, ganhos significativos para a conservação do acervo.

Segundo o gerente de eficiência energética da Cemig, Ronaldo Lucas Queiroz, a substituição das lâmpadas da sede do Arquivo Público e do anexo do prédio pode resultar na economia de até um terço da quantidade de energia consumida. “Além da redução do consumo, a iniciativa contribui para a diminuição do superaquecimento e de possíveis vulnerabilidades do sistema elétrico, uma vez que elimina o uso de reatores”, explica o gerente.

A padronização das lâmpadas por modelos LED também se mostra mais adequada às dependências do local, conforme avalia o superintendente do Arquivo Público Mineiro, Thiago Veloso Vitral. “Considerando que as novas lâmpadas não emitem radiação ultravioleta e infravermelha, teremos mais garantia quanto à preservação de milhares de páginas que integram o acervo, sendo parte delas oriunda de documentos raros e únicos”, afirma Vitral.

Arquivo Público Mineiro

O Arquivo Público é a instituição cultural mais antiga do estado, sendo criada em 1895 e transferida para a capital mineira em 1901. Seu acervo é formado por mais de 12.000 títulos que registram a história de Minas Gerais, do Brasil e do Império Português.

Programa Energia Inteligente e Circuito Liberdade 

Para a modernização do APM estão previstos investimentos superiores a R$ 50 mil, sendo implantadas 612 novas lâmpadas de LED e 253 luminárias. As ações do Programa Energia Inteligente em prédios públicos do Circuito Liberdade também irão beneficiar, no próximo ano, a Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais.

Fonte: Procel Info

Publicado por: Manutenção .NET

Nenhum comentário ainda


Converse no WhatsApp