oferecimento
Esqueci minha senha
Milton Zen

Blog Magzen

Milton Zen

 

Talentos

- 23/06/2009

Há cerca de oito anos conhecemos uma senhora descendente de espanhóis. Ela era a responsável pela organização de um restaurante self-service na cidade de Bertioga, no bairro da Riviera de São Lourenço. Uma mulher forte, inteligente, extremosa cozinheira e altamente comprometida com suas atividades e responsabilidades. Para completar também evangélica e temente a DEUS. Seu marido, ex-profissional de montadora de automóveis, hoje falecido, colaborava bastante na condução dos negócios, que compartilhavam com seu filho, genro e filha.

Por ser extremosa cozinheira desenvolvia, treinava e organizava pessoalmente todas as atividades até a colocação dos pratos no balcão para os clientes. Tudo tinha e ainda tem que ser perfeito. Treinou pessoalmente vários profissionais que hoje atuam de maneira independente. O nome dela é Conceição.

Sua filha, quando a conhecemos já atuava na parte do gerenciamento do negócio como responsável por toda a parte de relacionamento com os seus colaboradores, fornecedores e pagamentos diversos. Profissional a exemplo da mãe, comprometida e zelosa de seus deveres. Busca sempre apoiar, respeitar e orientar os colaboradores, ajudando-os em tudo que lhe é possível.

Sua responsabilidade pela organização dos investimentos e despesas traz consigo a convivência com o estresse diário de uma vida corrida, agitada e que demanda muita atenção naquilo que realiza. Mas tenho certeza, o faz com amor e carinho. Seu esposo, profissional de grande experiência na área desempenha um papel de recepção, direcionamento e organização da equipe de garçons e atendentes, criando uma atmosfera cordial e amigável com o cliente, que sempre retorna. O nome da filha é Edivânia e o do esposo dela Euclides.

Dessa união, resultou uma menina que cresceu em um meio repleto de bons exemplos, de trabalho e de incrível talento. O resultado só poderia ser de uma excelente profissional. Aprendeu todos os macetes de uma cozinha: design, organização e orientação dos colaboradores. Para completar tornou-se maravilhosa chefe de cozinha. Formou-se em gastronomia, fez vários cursos complementares e hoje além de nos brindar com as delícias que aprendeu em família, nos premia com outros pratos que vem aprendendo com grandes chefes.

Mesmo com sua pouca idade, vem expondo seu trabalho demonstrando seu talento e fazendo degustações para pessoas bastante interessadas em aprender algo que as retire de sua rotina e lhes leve ao mundo fantástico da alta gastronomia. Seu nome é Fernanda.

Apelidei-as triunvirato GIMENEZ. Talento não é apenas um dom que se adquire ao nascer, mas também se constrói com exemplos, modelos e feed-back.

Eu e minha esposa, além de clientes, pois nos deliciamos com os quitutes talentosamente elaborados, temos a sorte de tê-las como amigas e irmãs em CRISTO.

TALENTO, como já dito, nasce e pode ser edificado. É insubstituível, e custa para aparecer outro semelhante. Mas, nos deixam de presente o seu legado.

E você? Como está desenvolvendo seu talento? E qual será o seu legado?

Milton A G Zen
www.magzen.eng.br
magzen@magzen.eng.br
magzen@uol.com.br
magzen@manutencao.net

Publicado por: Milton Zen

2 Comentários


  1. Giuseppe Santangelo

    O artigo me faz lembrar um pouco da minha família. Meu pai imigrou muito jovem da Itália para o Brasil, logo após o término da segunda guerra mundial. De pouco estudo, sempre me ensinou a ser honesto, fazer tudo com amor, ser transparente, respeitar o próximo , buscar meus objetivos, sem prejudicar outros seres humanos. Sempre me passou seu ponto de vista sobre a vida pessoal e profissional, me colocava em dúvida, sobre alguns pontos, para que eu pudesse escolher e logo na sequência me dava o seu fee-back.
    Com relação ao artigo do triunvirato Gimenez, é um exemplo para as grandes corporações. Mostra como devemos desenvolver os nossos talentos, sucessores, boas práticas, treinamento contínuo, confiança, desafios, e o gestor( pai/mãe ), estarem sempre por perto. Ambiente saudável, gera pessoas e negócios saudáveis ,que se perpetuam por décadas.
    Tenho desenvolvido novas maneiras de enxergar o mundo, pois as mudanças são constantes, e rápidas, mas muitas coisas são imutáveis, e isso é o que passo para os meus 2 filhos( umildade, respeito, amor, ética, educação busca pelo conhecimento, amor a DEUS e a busca pelo equilíbrio família/profissionalismo ).

    Giuseppe Santangelo
    20 turma GEMAN

  2. Edinaldo Martins de Castro

    O artigo Talentos das Triunvirato Gimenez é um exemplo de família e de administração de empresa. Conceição, Edivânia e Euclides demonstram plenos conhecimentos e totais condições de atuarem no gerenciamento das áreas de treinamento, financeiro e operacional respectivamente de qualquer multinacional, seguem um princípio muito importante que é primeiro acreditar em primeiro lugar, depois em seguida praticar e obviamente influenciar os outros com o exemplo da prática. Fernanda é o fruto de que o bom exemplo acontece demonstrando e não apenas falando.
    Tenho desenvolvido meu talento com muita humildade, sempre disposto a apreender e acima de tudo creer em Deus.