oferecimento
Esqueci minha senha
Milton Zen

Blog Magzen

Milton Zen

 

Quem tem Problemas?

- 29/07/2009

Estamos caminhando para terminar mais um ano e com certeza muitos estão dando graças a DEUS devido aos problemas que tiveram e ainda os que estão por aí para serem eliminados.

Recentemente ouvi uma frase: “Problema é uma oportunidade travestida de muito trabalho (Henry Kaiser). Pois bem, eu complementaria com outra. “Se estiver vivendo uma crise, CRIE”.

Estamos vivendo o ano de 2009, ainda estamos em julho e ele nos trouxe a possibilidade de milhares de oportunidades de melhoria e não problemas. Digo isso porque desacredito da palavra problema. Eu não tenho problemas, eu tenho é muita oportunidade de alcançar bons resultados.

Para alcançá-los é necessário identificar claramente seus próprios desejos, levando em consideração onde quer chegar, em quanto tempo e como o fará. Feito isso, delineie um plano de ação, ou seja, basta planejar.

Para fazer um bom planejamento é necessário estar atento aos detalhes, ou seja, estar conectado com o mercado que se deseja alcançar, com as tendências mundiais, bem como com os sinais demonstrados pelo governo quanto à política econômica e industrial.

Com esta observação mais detalhada pode-se desenvolver um planejamento mais adequado a um ambiente altamente competitivo e para tal plano é necessário utilizar-se de apoio baseado na excelência profissional. Ela está disponível através de consultorias diversas, e nas próprias empresas, bastando para isso saber ouvir.

Saber ouvir implica em valorizar tais profissionais, a prata da casa, permitindo com isso o desenvolvimento e o aproveitamento desse capital humano.

Em reportagem publicada sobre o apagão cultural que estamos vivendo, constatou-se que entre 1995 e 2005, tivemos uma redução de 11,4% no total de livrarias, além de que, 90,94% das cidades brasileiras estavam sem cinemas, 79,25% sem museus, 69,07% sem livrarias e 68,95% sem unidades de ensino superior. Entretanto, em 2005 tínhamos 46% dos municípios com provedores de Internet, e 54,74% das cidades tinham lojas de CD´s, fitas e DVD´s.

A Internet pode e tenho certeza de que colaborará ainda mais para o desenvolvimento do capital humano. Sendo assim, não cabe apenas ao governo, mas também às empresas e organizações não governamentais ocupar um espaço ainda tão amplo, com a finalidade de elevar o conhecimento humano em nosso país.

Com podem ver, não temos problemas, mas imensas oportunidades de melhoria para toda a sociedade. Alcançaremos bons resultados única e exclusivamente se lutarmos por eles. Com fé em DEUS e muito trabalho os resultados virão.

O que você está realizando para colaborar?

Milton A G Zen
www.magzen.com.br
magzen@magzen.eng.br
magzen@manutenção.net
magzen@uol.com.br

Publicado por: Milton Zen

13 Comentários


  1. francisco a ferreira

    Certa vez ouvi uma palestra que achei bastante interresante, o palestrante dizia que a muita tempo a humanidade foi condicionada a resolver problema. Na fase da infancia ouvimos nossos pais falar em problemas, na escola temos problemas de matematica, da lingua portuguesa, de fisica, na fase adulta continuamos com problemas, financeiros, de relacionamento, administração do lar e a familia. Na fase da velhice pensamos em problemas, de saude, medo da morte, problemas, porque pensam como que ficara os filhos com a minha morte. E quando conseguimos resolver um problema, pensamos e agora, o que fazer?
    Se encararmos a vida como problema, fiacaremos loucos, a vida e tão simples e maravilhosa, o segredo esta em quebrar esse paradgma, simplesmente viver em plenitude.

  2. Wilson Quirino de Matos

    Muitos dizem que os brasileiros têm fama de serem bem criativos, mas em contra partida demonstram encarar os problemas como problemas, logo, somente aqueles que ousam encarar tudo isso se sobressaem diante das dificuldades, é raro vermos profissionais se destacando em situações adversas, aqueles que viram o jogo realmente. Sobre planejamento, ainda trabalhamos muito no “fazejar” (sairmos fazendo sem planejamento algum) e pouco no planejar onde deveríamos concentrar nossos esforços, agora cabe a cada um de nos escolhermos em qual grupo iremos viver nossas vidas.

  3. Alan Gomes

    Esta palavra deste o inicio de nossas vidas , nós já estamos acostumados à ouvir “Problema”, muitas pessoas encaram de um lado bom e o outro lado negativo. Quando criança já na aula de matemática nós já tinha que resolver vários problemas que nosso professor nós davam, isso já começava a nós compreender como que tínhamos que resolver, isso já acontece todos os instantes de nossas vidas, temos que saber sobreviver com problemas e resolvê-los, e o que o fundador da Toyota fez, exatamente isso, após da segunda guerra no Japão o pais estava com sérios problemas, o que ele fez, abaixou a cabeça e esperou a crise passar? NÃO, da crise ele retirou seus lados positivos, como eliminar o “DESPERDÍCIO”, e hoje nada mais em 2007 a Toyota tornou-se a maior empresa automobilística do mundo, fato que só era previsto para 2008. Isso aconteceu em 2009 com a crise mundial, varias empresas aproveitou a crise é retirou do problema as alternativas de melhorias, só que outras empresas já não tiveram estes conceitos. Portanto cabe a nós encaram os problemas de frente e não ter medo de resolvê-los, criar alternativas, com melhor palavra para se dizer “Ser diferente”!

    Alan Barbosa Gomes
    Turma 23 EGM

  4. Rodolfo Dias

    Leio esse artigo e me via imaginado:
    Esse ano parece estar durando uma eternidade… cadê os fogos de artifício…
    Tenho excelentes motivos para desejar isso, mais parece que nos últimos dias, parei de resmungar e remoer a mudança em minha vida, que definitivamente não puder evitar, agora me sinto melhor.
    Iniciei algo que planejo a alguns anos e começo a ver claramente as oportunidades ofuscavam a vista embaçada… Já começo a me ver criando, me planejando e buscando meios de superar as dificuldades, que assim como existe pra mim existe para todos. Tenho que utilizar as oportunidades que tenho… Me lembro agora de um grande profissional que espelho em muitos momentos Grande Jose Rosa algo mais ou menos assim:
    “Crie, não adianta ser um grande cientista da NASA se você esta no meio do deserto”.

  5. Pedro Sukadolnik Neto

    Nós temos realmente esta cultura de enxegar obstaculos a nossa frente sempre de maneira negativa.Desde do incio de nossa vida a palavra problema esta ligada a algo que temos dificuladade.
    Talvez olhamos assim pois sempre quando encontramos estes obstaculos é necessario despender mais tempo, mais energia para supera-lo.E não em uma oportunidade de melhorar, progredir.
    Perdemos naturalmente a confiança quando algo sai de nossa rotina, e assim olhamos uma oportunidade de melhoria somente pelo lado negativo.

    Pedro Sukadolnik Neto
    Turma 23

  6. Flaviano Escobar Silva

    Se analisarmos o produto final de um problema qualquer obteremos como resultado uma gama alta de diversidades de soluções.
    Partindo do pressuposto mencionado acima, podemos identificar que a palavra problema pode ser melhor definida num contexto geral como um desafio, uma meta ou ainda, um projeto, que são de fato os impulsionadores e geradores de soluções nas empresas atuais.
    Quando iniciamos a solução de um determinado problema utilizando o foco na análise detalhada de um desafio, focamos com uma visão macro (ampla) do negócio e esta alternativa contribui significamente no resultado final.
    Concluindo este raciocínio, se substituirmos a palavra problema do cotidiano e inserirmos palavras de tons mais desafiadores com certeza obteremos resultados mais significativos em espaços menores de tempo.

  7. Lauro Nakamura

    Boa noite !
    A palavra problema traz para alguns um sentimento no mínino negativo de determinada situação. A maneira como enfrentamos os desafios de nosso dia a dia, seja no campo profissional ou pessoal depende única e exclusivamente de nós . Por isso refletir positivamente sobre as situações encontradas é uma ótima estratégia para diminuir o significado da palavra “problema” e direcionar o nosso foco nas “oportunidades” de melhoria. Assim, adoro quando sou procurado para resolver problemas.

    Lauro Nakamura
    Turma 23 EGM

  8. Gilberto Dos Santos de Brito

    O mundo está cheio de oportunidades, através delas é onde desenvolvemos novas técnicas de trabalho e convivio com o proximo, o grande resultado disto é a famosa experiência, traçando novos objetivos, novas metas e buscando sempre o melhor resultado.

  9. Francis Vaz

    Não é a toa que nos piores momentos é que surgem as melhores oportunidades. Logo se ve no mercado acionário, ações de grandes companhias por um preço bem abaixo do normal.
    Dizem que quem tem dinheiro na mão em tempos de crise fazem ótimos negócios, mas quem tem o conhecimento na mão pode fazer melhor ainda.
    Com planejamento se vai longe e se consultoria não fosse interessante, ninguém contratava. A menção feita no texto para os pratas da casa é perfeita, pessoas de fora ajudam, mas são os pratas da casa que sabem os detalhes que irão fazer uma grande diferença.
    Informação nos tempos de hoje é tudo e saber onde buscá-la e como usá-la é essencial para um planejamento

  10. Glauco Bernadino Coelho

    É somente através das dificuldades, ou problemas, que conseguimos criar alternativas para a nossa superação, essa analogia é nada mais que a evolução de nossa espécie. Basta mudarmos nossos “óculos” para o que acontece nas situações do dia-a-dia, se encararmos essas situações de maneira negativa, com aceitação do fracasso e pouca vontade, realmente estaremos desperdiçando nosso tempo de maneira ruim, devemos sim é encarar as situações com a certeza da vitória, com decisões apoiadas na sabedoria, amor e ética sobretudo, desta forma acredito que estaremos caminhando para o sucesso.

  11. Marcelo Stivanelli

    Quando ouvimos a palavra problema, parece que temos uma situação muito complicado para resolver, mas é claro que isso depende da forma que a enxergamos, toda vez que tomamos uma decisão ou executamos uma ação estamos resolvendo um problema simples ou complexo, então lhe pergunto será que problema não tem alguma semelhança com obstáculo? Eu acredito que sim, porque para se alcançar a vitória passaremos por muitas batalhas e a grande força de um homem para se vencer batalhas vem de dentro de si mesmo, e pode acreditar essa força chama-se Fé.

  12. claudio

    concordo com Marcelo

  13. Fábio Alexandre Ramos

    O unico problema dos problemas são as pessoas, que ao esbarrar com um, desanimam e acabam desistindo, antes mesmo de saber o tamanho do mesmo, perdendo as vezes grandes oportunidades de conhecimento que dificilmente voltarão a acontecer, fomos criados assim, sempre pocuramos a maneira mais facil de resolver e que necessite de menos tempo e conhecimento.