oferecimento
Esqueci minha senha
Milton Zen

Blog Magzen

Milton Zen

 

O que faz uma nação prosperar? E uma empresa?

- 05/07/2009

Inovação é uma das ferramentas mais apropriadas para provocar o desenvolvimento de uma nação. O dinamismo de sua população evita a manutenção do status quo, provocando uma constante quebra de paradigmas que resultam em contínua mutação e melhoria.

Mas o que faz uma população inovadora? Acredito que uma das respostas é ser questionadora. Questionar a mesmice no sentido de melhorar é uma obrigação de todos. Entretanto, são poucos os que questionam, pois a maioria entende que do jeito que estão as coisas, podem assim continuar. Mesmo a democracia tem seu tempo para evoluir. A chave para o seu crescimento é o desenvolvimento cultural e educacional do povo. Entretanto, diante do tamanho da população, muito há ainda por fazer. É devido a isso que o trabalho voluntário tem muito a contribuir, pois atua onde o estado está ausente ou distante.

Afora questionar, uma população necessita ter disciplina para realizar aquilo que é necessário fazer. Muitas vezes desejamos realizar o que sonhamos, mas um sonho que não se torna realidade é inútil. Para que se torne real precisamos ter disciplina em buscar realizá-lo. Disciplina vem acompanhada de vontade e do acreditar ser possível realizar.

Se fizermos uma comparação com o ambiente empresarial, precisamos dos mesmos ingredientes.

Nesse ambiente um ingrediente primordial é a disciplina. Sabem por quê?

Um produto é idealizado, depois planejada sua construção, os meios de execução são detalhados e o processo finalmente é colocado em prática. A qualidade do produto é controlada nas várias etapas da produção, e todo o processo depende da boa disciplina do ser humano. Afinal, avaliar constantemente acabou se tornando uma necessidade.

Vivemos um processo constante de avaliação. As empresas possuem agora sistemas cada vez mais evoluídos de gestão e a peça mais importante deles continua sendo justamente o ser humano. Essa peça é a única que participa de tudo. É ele que precisa estar atento em tudo o que faz. Uma empresa alcança melhores resultados quanto mais disciplinados são seus profissionais.

Apesar da importância da disciplina no ambiente empresarial, é muito difícil alcançá-la e em função desta dificuldade as empresas sofrem grandes perdas como conseqüência.

Existe, porém uma entidade que possui disciplina suficiente para superar muitos obstáculos. São as forças armadas. Imagine se em uma situação de guerra, uma ordem fosse questionada a todo instante e se muitos desejassem quebrar paradigmas, ou se quisessem realizar uma assembléia para tomar as decisões. Imaginem se decisões estratégicas fossem questionadas após muitas horas de estudos, como se faz em muitas empresas. Perderíamos não só a batalha, mas também a guerra.

A ausência de compromisso por parte dos profissionais nas empresas acaba por ocorrer, porque durante o processo muitas vezes falta participação daqueles que farão a execução das decisões estratégicas. Além da falta de disciplina, esse é um dos principais motivos de as empresas fecharem as portas… Mas o que desejo questionar é o porque temos dificuldade em sermos disciplinados.

Acredito que podemos deduzir que as seguintes situações ocorrem: faltam procedimentos a serem cumpridos, falta conhecimento sobre o que já está determinado, faltam exemplos a serem seguidos, faltam ainda comprometimento e vontade para executar o já explicitado e por último, muitos dizem que falta é vergonha na cara para fazer o que é correto.

Peter Drucker dizia que: “A cultura de uma Nação tem muito pouco a ver com a maneira de organizar uma companhia. Ela é normalmente uma desculpa para não fazer as coisas certas”.

Sendo assim, deixo aqui uma pergunta aos meus leitores. Por que nos faltam comprometimento e disciplina para fazermos aquilo que sabemos que tem que ser feito?

Milton A G Zen
www.magzen.eng.br
magzen@magzen.eng.br
magzen@uol.com.br
magzen@manutencao.net

Publicado por: Milton Zen

1 Comentário


  1. Rodrgo A. Santos - Turma 22 GEMAN

    Zen, bom dia!
    Trabalho na Engenharia de uma empresa prestadora de serviço de manutenção. O deprtamento onde atuo, presta suporte na área de gestão e métodos aos nossos contratos espalhados pelo Brasil, elabora procedimentos, desenvolve padrões, realizamos estudos de mlhorias, etc. Temos procedimntos bem elaborados, ferramenta de análises financeiras, os coordenadores de contatos são treinados nos procedimentos da empresa, fora o suporte de sua gerencia e do restante dos departamentos da empresa.
    Contudo, ainda me pego questionando meus colegas de trabalho o porque do não cumprimento de suas obrigações, para mim a palavra chave é disciplina e planejamento. Mas, outro fator que pode influenciar no não cumprimento de suas obrigações é o perfil de sua chefia, pois tem horas que as coisas devem ser impostas e não evm deixar abertas para avaliações.

    Excelntes texto para reflexão, obrigado.