oferecimento
Esqueci minha senha
Paulo Walter

Gestão Estratégica de Negócios

Paulo Walter

 

eSocial entra em vigor e até a área de SMS da empresa precisa se atualizar

- 26/07/2017

A entrada oficial obrigatória do eSocial, que promete não ser mais prorrogado, está fazendo com que as empresas dediquem boa parte dos seus esforços para reestruturar a organização dos seus dados.

Um ponto específico que chama atenção é a parte relativa ao cuidado com a medicina e segurança do trabalho. Todos os setores devem cumprir essas obrigações, mas para a indústria é um ponto de alta criticidade, com normas regulamentadoras bastante rígidas.

O negócio vai muito além do compliance fiscal. Setores como o de RH e SMS (Saúde, segurança e Meio Ambiente) devem estar atentos a coisas como o cadastro e gerenciamento dos equipamentos de segurança, sejam os EPI’s (Equipamento de Proteção Individual) ou EPC’s (Equipamento de Proteção Coletivo). Para os individuais, será necessário que o sistema de gestão permita o controle de distribuição aos funcionários dos equipamentos de proteção, de acordo com o centro de custos, função exercida e ambientes de risco a que estão expostos. Além disso, deverá estar nos sistema controle da emissão de recibo de entrega e recebimento e o monitoramento do vencimento do certificado de aprovação de cada equipamento.

Até a CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes), deverá estar no sistema do eSocial com o registro de mandatos, eleições, reuniões, investigação de acidentes ocorridos e planos de ação para evitar novos eventos.

O que muito pouca gente se atentou é que o eSocial também exigirá a entrega da tabela de ambientes de trabalho, isto é, a empresa vai ter que mapear todas as suas áreas, dimensionar quais são os fatores de riscos existente e apresentar a CAT (Comunicação de Acidente de Trabalho). Além de administrar essas informações, tudo será feito pelo sistema como a emissão da CAT, quando de ocorrência de acidente do trabalho, que deve ser protocolada pela Previdência Social pelo gestor de segurança da companhia.

Com o advento eSocial as empresas estarão obrigadas a automatizarem e controlarem os seus processos para o cumprimento das normas com consistência de dados e agilidade. Tudo passa a ser gerenciado pelo software, desde o monitoramento da saúde do trabalhador, controle de insalubridade e periculosidade, até a aposentadoria.

Paulo Walter

Publicado por: Paulo Walter

Nenhum comentário ainda