oferecimento
Esqueci minha senha
Thiago Dutra

Engenharia de Manutenção no Brasil

Thiago Dutra

 

Engenharia de Manutenção! Como poderíamos definir???

- 21/10/2014

Para iniciar de verdade os textos do blog, nada melhor que uma breve definição do que se trata o tema, sob minha perspectiva claro!

Muitas empresas e profissionais no Brasil infelizmente ainda ligam o termo Engenharia de Manutenção à simples execução da manutenção, coordenada por um determinado grupo de profissionais capacitados, você comprova isso com uma busca qualquer na internet.

Faça o seguinte: no buscador, escreva “Engenharia de Manutenção”, o que será que lhe vai aparecer?

Resposta: A grande maioria das respostas serão empresas que executam serviços de manutenção, como reparo, revisões, instalações etc. em “n” áreas diferentes. Mas a Engenharia de Manutenção, “EngMan”, “EngeMan”, chame como quiser, é muito mais que isso!

A Manutenção, como função estratégica em uma empresa ou organização, tem relevante participação em suas  metas e resultados, ou seja, quanto mais eficaz e eficiente a Gestão da Manutenção, melhores serão os resultados obtidos, e é exatamente neste ponto que atua a “EngMan”, estruturando, capacitando e auxiliando diretamente o Gestor e sua equipe.

A Engenharia de Manutenção é uma ciência diferenciada no pleito da engenharia, e no atual momento de desenvolvimento e qualificação da indústria nacional, em busca da competitividade internacional, se torna estrategicamente parte fundamental do processo produtivo, desenvolvendo novas técnicas de gestão, utilizando modernas metodologias e indicadores que darão uma visão mais clara dos acontecimentos.

Hoje, acreditar que apenas a manutenção corretiva seja a solução para os problemas de manutenção de uma empresa, é admitir custos maiores com equipamentos, aumento na interrupção de produção, falta de previsibilidade de acontecimentos, excesso de mão de obra, além de inúmeros desperdícios que reduzem a lucratividade e competitividade da empresa no mercado nacional e internacional.

Metodologias consolidadas como TPM (Total Productive Maintenance), RCM (Reliability Centered Maintenance), FMEA (Failure Mode and Effects Analysis), Controle de Indicadores, geração de Árvore de Falhas, Árvore Estrutural, por exemplo, são de responsabilidade da Engenharia de Manutenção.

Por se tratar do ramo da engenharia destinado a otimização de equipamentos e processos na manutenção, buscando o aumento da vida útil dos mesmos e o melhor aproveitamento dos recursos envolvidos, desde a capacitação do profissional até a gestão de grandes reformas, vem “somatizar” os esforços para tornar as empresas cada vez mais rentáveis.

As várias metodologias aplicadas como ferramentas às oportunidades de melhorias encontradas no planejamento, na gestão e na execução da manutenção das empresas, tornam a Engenharia de Manutenção um grande aliado na conquista de resultados expressivos de forma sustentável e não apenas pontuais. Sempre com foco na qualidade e na redução das perdas.

A importância da Engenharia de Manutenção aplicada à gestão das empresas se torna cada vez mais visível à medida que a necessidade de se tornar competitivo se apresenta. O conhecimento e direcionamento para a aplicação de suas metodologias pode representar de maneira singular o diferencial para a obtenção do sucesso.

Se associada à ferramentas de Engenharia de Confiabilidade, poderemos ter total controle dos processos envolvidos. Permitindo realizar planejamentos cada vez mais precisos quanto a tempo gasto com manutenção, mão de obra empregada, ferramentas adequadas para os determinados tipos de manutenção, etc., em que todos estes pontos, sem dúvida alguma, permitirão a redução de custos e valorização da organização.

A aplicação dos conceitos da Engenharia de Manutenção vai muito além de implantar uma técnica, coordenar uma equipe ou alcançar um determinado resultado, trata-se da mudança de comportamento, atitude e maturidade dos mantenedores e seus gestores quanto ao processo Manter dos equipamentos e ativos em geral da empresa. Alcançado este nível, quando justamente aí podemos dizer que houve sucesso, o processo de torna sustentável e independente.

Concorda com a minha opinião? Deixe seu comentário!

 

Você encontra  mais informações em:

http://brasilengenhariademanutencao.blogspot.com.br/

Publicado por: Thiago Dutra

2 Comentários


  1. Gilmar

    Concordo plenamente que na pratica isto funciona e é extremamente rentável a qualquer empresa, pois teremos alem de implantadas metodologias e procedimentos que padronizam todo e qualquer tarefa, teremos total controle de custos e pontualização e sinalização de percas. Oque temos de observar é o gestor, seu comportamento com e para com seus colaboradores, pois nem altos salários e nem status pagam um bom trato ao ser humano, onde suas necessidades básicas ultrapassam metodologias e o seu psicológico se abala se não em curto prazo, mas em médio, gerando stress e reduzindo a motivação.Dai vem a solução “SUBSTITUI A EQUIPE E RENOVA O QUADRO” algo que a principio é simples , mas na prática fica bem complexo pois o conhecimento individual e a principal perca impactando em mttr’s e mtbf’s que podem ser até interpretados como uma média que tende a um delta crescente.
    Espero ter passado meu ponto de vista.

    • Thiago Dutra
      Thiago Dutra

      Perfeita a sua colocação Gilmar. Bons resultados só são efetivamente alcançados quando existe a parceria e o comprometimento entre a empresa (na figura de seu Gestor) e o colaborador. Nenhuma metodolodia ou ferramenta obterá sucesso sem estas engrenagens muito bem ajustadas. Vivemos um momento onde este comprometimento pode ser abalado com a aprovação da PL4330, da terceirização, pois os gestores poderão tomar a decisão inicialmente mais simples, que seria acabar ou substituir a equipe, mas esta decisão provavelmente trará impacto negativo aos resultados no médio e longo prazo justamente devido a perda do conhecimento atrelado ao profissional. Torçamos para que as escolhas de nossos gestores não sejam imediatistas, mas sim pensando na continuidade e crescimento da empresa, valorizando seu histórico. Forte abraço, muito obrigado por seu comentário. espero que possa continuar acompanhando nossas postagens. Sucesso!!!