oferecimento
Esqueci minha senha
Milton Zen

Blog Magzen

Milton Zen

 

Eficiência X Eficácia

- 16/07/2010

Colegas, após ler um pequeno artigo em um blog de um colega de profissão, Sr. Afonso Bezerra – www.manutencaoeficaz.wordpress.com , deixei como comentário o texto abaixo.

Tema relevante para a arte da manutenção. O mesmo tem ao longo dos últimos anos sido discutido no curso de Pós-Graduação de Gerenciamento da Manutenção do Centro Universitário da FEI em São Paulo. Muitos profissionais entendem que ser apenas eficiente é o normal, visto as condições que muitas empresas disponibilizam em termos de mão de obra e equipamentos para execução de seus trabalhos.

A atividade de manutenção, seja ela própria ou terceirizada é de extrema importância para um negócio perene. Entretanto, devido a grande demanda de produção que hoje vivemos, está bastante difícil a execução de programas de manutenção preventiva, restando portanto, ampliada a manutenção corretiva, que é mais cara, e também prejudicial para a disponibilidade do equipamento ou da instalação.

Quanto maior o grau de ocupação das instalações sem a devida contrapartida na execução das atividades de manutenção, maiores são os riscos de perda e desperdício. As equipes de manutenção estão vivendo um dilema, pois necessitam ser eficazes e são cobradas por isso e encontram dificuldades para cumprir o que se espera delas.

Aliado a isso, temos a dificuldade de mão de obra qualificada. Nossa carência em termos de engenharia gira em torno de 20.000 engenheiros, fato esse que repercute diretamente em nosso campo de atuação.

Os cursos de Pós-Graduação no Brasil formam algo em torno de 120 profissionais/ano como Gestores de Manutenção. Para atender nossas necessidades esse número é muito menos do que o mínimo. Mesmo crescendo o número de participantes e de formandos em algo em torno de 10%, a equalização deve ocorrer apenas em 15 a 20 anos.

E se lembrarmos que 2014 e 2016 estão muito perto e que vários são os projetos de infraestrutura a serem realizados, a falta de profissionais capacitados, habilitados e atualizados será um fator crucial a ser melhorado.

Isso demonstra entretanto um grande desafio para todos nós. Haja oportunidade de melhoria!!!! Zen. www.twitter.com/magzen

Publicado por: Milton Zen

2 Comentários


  1. Afonso

    Professor, antes de tudo, gostaria de agradecer pelo comentário no meu blog, estou no início na utilização desta ferramenta para divulgação da função manutenção que por tanto tempo vem sendo divulgada por você e por tantos outros profissionais.
    Como você mesmo disse, a manutenção, independente da forma que atue dentro de uma organização, tem grande importância nos resultados, sendo assim, existe a necessidade de se ter a manutenção atuando de forma profissional, deixando de lado os achismos e fazendo valer o estudo das situações com a utilização das técnicas mais atuais possíveis para a solução de problemas que eventualmente ocorrem em nossas empresas.
    A mão de obra qualificada é um grande problema, pois temos uma grande quantidade de formandos nas áreas técnicas, porém com conhecimentos cada vez mais básicos e isso faz falta quando há a ingressão no mercado de trabalho.
    Melhoria, só ocorre todo dia!!
    Fique com Deus e mais uma vez obrigado!!

  2. Murilo

    Professor,
    Parabéns pelo blog e pelos artigos postados, esse trabalho é de grande importância aos profissionais da área, como disse o Afonso, a qualidade da mão-de-obra está precária. Postei um artigo do CREA relatando a importancia da manutenção em equipamentos de Ar Condicionado, porém se aplica a todas as áreas que demandem de profissionais qualificados, segue link http://www.sistemasdearcondicionado.com.br/2010/12/manutencao-de-ar-condicionado-e.html

    Aproveito para convidá-lo a visitar http://www.sistemasdearcondicionado.com.br

    Grande abraço,