oferecimento
Esqueci minha senha
Milton Zen

Blog Magzen

Milton Zen

 

Acidentes de Trabalho Custam Tempo e Dinheiro – PREVENÇÃO é a SOLUÇÃO

- 05/08/2013

A equipe de profissionais de segurança e medicina do trabalho das empresas brasileiras é reconhecida como uma referência, mas contar que por esse motivo ficam por si só reduzidas ou eliminadas as possibilidades de ocorrerem acidentes graves ou de elevado potencial de gravidade é contar com a sorte.

Como exemplo, os grandes projetos da área aeronáutica são falíveis apesar de todo desenvolvimento. Além deles, temos visto na mídia várias empresas onde ocorreram acidentes graves, sejam materiais ou com pessoas e que por vezes possuem Sistema de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional, e se falham, separadamente cada um de nós, também estamos expostos.

Apesar dos esforços empreendidos ao longo dos últimos anos, com a publicação de novas normas regulamentadoras e atualização das anteriores, temos visto constantemente informações nos diversos meios de comunicação de ocorrências acidentárias que resultaram em situações desagradáveis, boa parte causada basicamente por questões comportamentais, seja por falha no cumprimento de uma orientação, procedimento ou até mesmo na operação.

Estamos no segundo semestre de 2013 e os acidentes continuam a frequentar as páginas jornalísticas. Necessitamos portanto tomar uma atitude mais efetiva e melhorarmos nosso comportamento diante das questões de segurança, demonstrando melhor e maior disciplina em relação a esse quesito.

Precisamos trabalhar fortemente nosso compromisso com nossa própria segurança praticando adequadamente todas as normas, procedimentos e ordens de Segurança e Saúde Ocupacional, bem como os preceitos constantes do Sistema de Gestão Integrada praticado por muitas das empresas brasileiras.

É prioritário passar a ver a questão da segurança e saúde como Valor e portanto de grande importância, de maneira a proporcionar resultados mais efetivos na questão acidentária. A manutenção do estado de atenção deve ser constante, ou seja, da sociedade, dos organismos públicos, das empresas, dos gestores e colaboradores, quanto no tocante a manutenção adequada da infraestrutura física necessária, especialmente equipamentos. Idem para novos projetos sem esquecer do papel primordial que é exercido pelas equipes de manutenção de nosso Brasil nos diversos estados.

É indispensável o constante treinamento de todos os colaboradores, fator esse de extrema necessidade a ser aplicado em complemento às diversas ações de segurança previstas, estejam ou não em andamento, em qualquer âmbito, seja público ou privado, além daquelas que vierem a ser propostas e acolhidas.

Um exemplo de boa prática são os famosos diálogos de segurança, pois representam um verdadeiro exemplo no cotidiano empresarial. Outro exemplo de boa prática é a realização por profissionais de gestão da Verificação Programada/Planejada de Segurança, ou ainda a Verificação do Cicio de Trabalho.

Ressalto, que dentro das diversas palestras e cursos que tenho ministrado ao longo dos últimos anos, tenho recebido diversas e gratas sugestões e opiniões dos diversos profissionais que tive a grata satisfação de conviver através de uma participação ativas em tais cursos, seminários ou congressos.

Contudo, nada obstante toda a movimentação desencadeada nos últimos anos no tocante a questão da segurança do trabalho e prevenção de riscos industriais, entendo que a participação efetiva e constante de todos os colaboradores no processo é indispensável, especialmente quanto ao nosso comportamento seguro no cotidiano diante dos perigos e riscos.

Reafirmo que, Segurança, Saúde e Prevenção de Riscos, deve ser considerado um valor em nosso pais e não mais uma prioridade. Afinal, se desejamos a participação de todos nesse objetivo, o queremos no sentido de alcançarmos melhores resultados que provocarão menores perdas financeiras e de vidas humanas.

Você sabe quanto custa um acidente fatal?

Pelo lado empresarial pode ser quantificado. E pelo lado da família? Inexiste dinheiro que pague a falta de um ente querido.

Muitos dizem que a ocorrência do acidente é aleatória e fortuita. Na realidade somos nós que tomamos essa decisão por ela, facilitando inconscientemente como podemos sofrer um acidente. O que quero dizer é que acredito e afirmo que um acidente pode e deve ser evitado.

O PERIGO está à espreita e o Risco vive de oportunidade!!!!

Ações, mesmo as mais simples que podemos tomar, muitas vezes deixam de ter a atenção devida.

Para termos maior garantia de segurança e saúde ocupacional em nosso trabalho, relembramos a todos que são muitas as ferramentas disponíveis em um sistema de gestão integrada que podem colaborar para reduzirmos os perigos e riscos em nossas plantas e áreas de trabalho. Além disso, são vários os livros, artigos e informações disponíveis nos diversos portais na internet sobre o assunto, sem considerar aqueles oficiais.

Um comportamento seguro e assertivo aliado a um bom sistema de gestão resultam com certeza em boas práticas. O papel do gestor é primordial, pois ele é o exemplo para seus colaboradores. Cabe lembrar que não adianta termos uma legislação avançada, e até sistemas premiados e reconhecidamente de excelência, se não temos a disciplina de praticá-los constante e adequadamente.

Para comprovar tal afirmação, temos ainda ocorrências de acidentes graves ou de elevado potencial de gravidade que acabam causando dor e muitas perdas nesse imenso Brasil.

Necessitamos portanto, imediatamente, melhorar nosso comprometimento em termos um melhor comportamento além de ampliarmos nossa atenção e percepção de risco.

Além dos documentos de sistema e operacionais que muitas empresas disponibilizam a seus colaboradores, que estão em permanente processo de aprimoramento e que servem de embasamento para o trabalho, com certeza podemos melhorar nosso comportamento com vistas a termos um ambiente mais seguro.

A atenção a tais procedimentos é indispensável, além disso uma sempre e imediata comunicação ao superior hierárquico e se necessário aos profissionais e facilitadores de SSO de qualquer situação que possa parecer estranha ou coloque em risco você ou seu colega de trabalho é importante.

Ressalto que as equipes de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) de nossas empresas estão sempre prontas para servir, devendo mobilizar-se imediatamente quando solicitadas.

A grande vantagem de darmos a atenção devida aos quesitos de segurança e medicina do trabalho é a garantia de chegarmos ao trabalho íntegros e retornarmos à nossas casas e família do mesmo jeito.

Lembramos que a exemplo do quesito segurança, qualidade e respeito ao meio ambiente tem a mesma base, ou seja, o comportamento humano.

É bom recordar que inexiste time campeão sem foco e disciplina. Assim, como sempre, com a participação efetiva de todos, resultados apropriados serão alcançados.

A Alta Administração deve se fazer presente sendo exemplo? Deixe seu comentário. 

Eng. Milton Augusto Galvão Zen

http://manutencao.net/blogs/zen/

magzen@manutencao.net
milton.zen@gmail.com

Publicado por: Milton Zen

Nenhum comentário ainda