oferecimento
Esqueci minha senha
Milton Zen

Blog Magzen

Milton Zen

 

A Espiritualidade Corporativa

- 25/07/2010

“Líderes lutam constantemente para alcançar bons resultados e obter o melhor de si e do grupo.” Milton Augusto Galvão Zen

Muito do que tenho apresentado em congressos, seminários e registrado em meus livros já publicados serve de apoio para o desenvolvimento de um tema que aos poucos está tomando corpo nas empresas, que é a discussão da espiritualidade corporativa.

Esse assunto, nos últimos anos tem sido bastante discutido no meio das empresas que perceberam que não apenas o aspecto técnico, mas também o espiritual é importante para o ser humano. Eu tenho certeza de que o ser humano está alcançando um novo estágio evolutivo, onde os desafios materiais passaram a representar apenas uma das etapas que nos interessam. A outra, representa o que deixaremos para os nossos descendentes e a mais importante é a que nos levará a um outro lugar, que dependendo da crença de cada um de nós será o paraíso ou o inferno.

Minha crença está em Jesus Cristo, e através Dele sei que posso chegar a Deus. Para Ele, não basta que realizemos boas ações, mas sim que sejamos bons no íntimo de nosso ser, além do mais, seremos justificados pelo que somos em nosso interior, pelo quanto trabalhamos divulgando a palavra e não apenas por nossas obras.

Dentre os principais conceitos da espiritualidade corporativa podemos encontrar:

. A Inspiração e a Ciência. Os conhecimentos científicos são aliados aos conhecimentos das experiências diárias de cada um de nós, e a inspiração é o elemento que possibilita essa aproximação, pois é o sentimento que move o indivíduo a realizar as ações que deseja.

É interessante lembrar que o MOTIVO para uma mudança está dentro de cada um de nós, e não em nosso próximo.

. A Criatividade e a Emoção, são a fonte da expressão individual. Quando a criatividade e a percepção dos sentimentos das emoções são desenvolvidas, o conhecimento racional pode ser melhor apreendido. Não existe um ser humano que seja somente racional, e a emoção deve vir a tona para que as etapas seguintes possam ser trabalhadas.

Muito do que somos, está ligado a emoções contidas em nosso eu interior e que por algum motivo foram arquivadas e precisam ser expostas para que possamos trabalhá-las e aproveitar essa grande oportunidade de melhoria.

. A Saúde e o Bem Estar, representa a oportunidade de a empresa oferecer recursos para que o funcionário mantenha-se equilibrado em ambas, pois, com o aspecto físico debilitado, o colaborador estará impossibilitado de desenvolver os aspectos, emocional, intelectual e espiritual.

Devemos nos lembrar que nosso corpo é nosso templo, e o recebemos para que cuidemos dele, até o dia que o estaremos entregando ao nosso Pai. Assim precisamos cuidar dele com todo o esmero possível.

. A Liderança Eficaz, busca mostrar a maneira mais adequada e humanizada que um líder tem para dialogar com seus colaboradores, que são os fatores fundamentais para que mudanças ocorram.

. A Mudança Organizacional, começa como já dissemos por nós mesmos, e aqueles que são líderes devem estar cientes de que mudanças ocorreram a partir do momento que eles mudarem. Quem são esses líderes? São os Diretores, Gerentes, supervisores e toda a liderança intermediária de uma empresa. É através deles que crenças, atitudes e valores são transmitidos aos demais colaboradores da empresa.

É bom recordar que os filhos crescem olhando as costas dos pais. Se os pais fornecerem bons exemplos de vida, os filhos saberão absorvê-los.

. A Responsabilidade Social, representa um fator indispensável para que os colaboradores percebam que seu papel e o da empresa como cidadãos ultrapassa as cercanias da corporação. Muitas empresas provém excelentes benefícios sociais aos seus funcionários e infelizmente, para muitos, a empresa não faz mais do que sua obrigação. Isso com certeza está errado, a empresa tem muito interesse que esses benefícios possam ser de alguma maneira estendidos a todos aqueles que nos cercam.

Finalmente, a verdadeira união entre os pontos acima nos levará ao resultado principal do processo de espiritualidade corporativa. Devemos buscar harmonizar a riqueza do valor material e financeiro com a riqueza do valor não material, como o social, o ecológico e o espiritual.

“O Segredo do Sucesso não é adivinhar o Futuro, mas sim estar preparado para um Futuro Incerto. Melhor será se você puder criá-lo.”Milton Augusto Galvão Zen

Milton A G Zen
magzen@manutencao.net
magzen@uol.com.br

Publicado por: Milton Zen

1 Comentário


  1. José Roberto Rodrigues

    A Inspiração e a Ciência.

    A Ciência está ai para provar o contrário do que diz a bíblia.

    Na Bíblia, a terra é o centro do universo. Hoje, qualquer criança do jardim da infância, sabe
    que não é isso. Galileu quase virou churrasco por provar o contrário.

    Na Gênese, homem e animais foram criados na mesma época. Não foi assim. Há 500 milhões de anos já existiam dinossauros. o Homem surgiu ha pouco mais de 3 milhões de anos. Sem contar milhares de espécies que surgiram ou foram extintas.

    A mais antiga espécie de hominídeo foi a astralopithecus, que surgiu no sul da África Há cerca de 3 milhões de anos.

    Acreditar literalemnte na Bíblia e Menosprezar a inteligência do ser humano.

    A Bíblia foi escrita por homens, e modificada ao longo dos tempos para desta forma poder servir aos interesses sórdidos de um Clero e Nobreza que visavam meramente gerenciar o povo com o uso da sua fé.

    A Bíblia nada mais é do que um conto de fadas.

    Acorda, gente.